Saúde de Jateí inicia encontros do Programa Hiperdia

07/04/2017, 15:40:00 - Saúde

A Prefeitura de Jateí, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste último dia 05, os encontros do Programa Hiperdia, que com frequência faz o acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos.

A atividade aconteceu no Centro de Convivência do Idoso reunindo um grande público, principalmente os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da pessoa idosa (SCFVI), contando com a participação dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família composto por médico, enfermeira, técnicas de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliar de consultório dentário e educadores físicos, e também colaboração da equipe do serviço de convivência.

O Programa Hiperdia tem como objetivo acompanhar os pacientes hipertensos e diabéticos para, através de cuidados especiais, assegurar um controle adequado das doenças e garantir melhor qualidade de vida. O atendimento realizado durante a reunião iniciou-se com o cadastro, houve a verificação de sinais como pressão arterial, peso, glicemia capilar, circunferência de cintura e estatura, com muitas orientações, tendo ainda sorteio de vários brindes e servido um delicioso café da manhã.

A Secretária Municipal de Saúde Cileide Cabral da Silva Brito que participou da abertura dos trabalhos, agradeceu a presença de todos reforçando a importância da prevenção das doenças, na qual  a equipe da saúde estará a disposição para atender toda a população. “Ainda encontramos dificuldade para o bom desenvolvimento dos trabalhos, mas faremos de tudo para que o melhor aconteça, pois fazer uma Atenção Básica de Saúde com qualidade certamente dará bons resultados”.

Houve também uma palestra ministrada pelo médico Marcos Sixto sobre Hipertensão arterial sistêmica (pressão alta) e Diabetes mellitus, onde foi falado sobre o que são as doenças, alimentados prejudiciais, tirando duvidas e orientando os participantes sobre uma alimentação saudável, e cuidados básicos para controlar as doenças. “O importante sempre foi a prevenção, mas para os que já tem a doença o ideal é controle, para assim evitar maiores problemas”.

A enfermeira Natalia Müller que também conduziu a atividade, explica que o tema abordado foi sugerido pelos próprios participantes do SCFV do Idoso, na qual foi deixada uma caixinha onde eram colocadas as sugestões. O encontro com o grupo Hiperdia acontecerá todas primeiras quartas-feiras de cada mês. Uma iniciativa com respaldo do prefeito Eraldo Jorge Leite em parceria com o serviço de convivência através da Secretária de Assistência Social Antonia Marcilia da Silva.

Fotos divulgação