08/04/2024, 08:21:00 - Prefeitura

As estudantes da comunidade jateiense conquistaram importantes colocações na literatura, num evento nacional de pesquisa científica. - Assessoria de Comunicação

O município de Jateí ainda comemora um fato inédito na história recente no meio estudantil local. As estudantes da comunidade jateiense conquistaram importantes colocações na literatura, num evento nacional de pesquisa científica. Elas participaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace) e conquistaram o “Prêmio Projeto Destaque Unidades da Federação – MS” e “Prêmio 2º Lugar em Ciências Humanas”.

A conquista foi resultado de muito trabalho pesquisa para que o projeto se desenvolvesse e conseguisse participar de diversas feiras científicas e literárias, inicialmente no Mato Grosso do Sul. A base do trabalho das estudantes jateienses foi o livro Jateí, História e Cultura, organizado no ano de 2008 e publicado em 2020. Os artigos do livro foram escritos em sua maioria por mulheres que militam na educação jateiense.

A equipe inicial do projeto de pesquisa sobre as escritoras de MS foi formada por Edilaine Rodrigues Rocha, junto com as estudantes Ana Laura Dias Garcia (Jateí), Ana Julia Souza Silva Leite (Fátima do Sul) e Maria Clara Narciso Maciel (Vila Vargas). Esta equipe conseguiu construir o arcabouço de mais de 200 escritoras.

Com a formatura das alunas em 2022 e 2023, uma nova equipe foi formada pelas estudantes do IFMS – campus Dourados, Isabella Dias Garcia (Jateí), Sofia Lopes de Souza (Glória de Dourados), Julia Alves Araújo (Dourados) e Marina Signor Tirloni (Dourados), que continuam com essa pesquisa, porém tendo contato maior com as escritoras através das entrevistas.

O projeto foi, intitulado “Escritoras no Mato Grosso do Sul” e orientado pela Profª Drª Karina Kristiane Vicelli, professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFMS - campus Dourados.