Crianças celebram dia da árvore com visita no Sítio Ecológico de Jateí

26/09/2016, 10:17:00 - Meio Ambiente

Visitantes durante o passeio na trilha ecológica - Divulgação

Em comemoração ao dia da árvore 21 de setembro, no município de Jateí a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) gerenciada por Odair Ferreira recepcionou as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Sítio ecológico Gerson Pereira Dias, uma atividade incentivada pelo prefeito Arilson Nascimento Targino (sem partido).

A visita foi realizada na quinta-feira (22) nos períodos da manhã e da tarde, totalizando 60 visitantes que participaram das atividades de educação ambiental celebrando o dia da árvore. Foi trabalhado todo um roteiro de visita, onde foi proposto de acordo com um projeto da Semma diversos objetivos, como expor a importância das árvores para o meio ambiente e para as pessoas; A preservação das espécies arbóreas nativas e ações que contribuem para a preservação destas espécies; Práticas de observação de flores de árvores e de células vegetais; Caracterização morfológica de frutos e sementes e caminhada ecológica na trilha interpretativa do sítio ecológico.

Como explica a bióloga Marichel Canazza de Macedo a princípio houve palestras educativas Sala Jateiense de Pesquisas Ambientais mostrando a importância do trabalho realizado no viveiro de mudas florestais nativas, cujo objetivo é recuperar e conservar as matas nativas, preservação das nascentes, solo e dos animais. Na qual tiveram a oportunidade de visualizar as coleções de sementes, caules e insetos, e ainda com observações em microscópio estereoscópico de flores do arbusto, bastante utilizado na arborização da cidade de Jateí, e entre outras atividades.

Ao término os visitantes percorreram a trilha ecológica localizada na mata que margeia o córrego Zé Espanhol nas dependências do Sítio Ecológico. “Foram momentos de grande relevância, e aprendizagem, nós da Semma agradecemos toda a equipe do serviço de convivência pela parceria e o contato direto com as crianças e adolescentes em nossas atividades” finaliza Marichel.

Visitantes durante o passeio na trilha ecológica

Foto divulgação

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista