Jateí finaliza Artesanato em Palha de Milho com os idosos

26/05/2017, 10:02:00 - Assist. Social

A Prefeitura de Jateí em parceria com o Sindicato Rural finalizou nesta quinta-feira (25) o curso de Artesanato em Palha de Milho com os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, através do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Destinado para a formação de multiplicadores que potencializará o trabalho artesanal com os recursos naturais encontrados na região, um verdadeiro resgate da cultura, foi realizado no Centro de Convivência do Idoso, com 12 participantes, ministrado pela instrutora do Senar Rosita das Graças Teixeira, que no decorrer do curso orientou sobre as diferentes técnicas utilizadas, desde a seleção das espigas e palhas até chegar à concretização do objeto decorativo, como bonecas e quadros. “Os participantes estão de parabéns, a dedicação e companheirismo fez toda a diferença para o bom desenvolvimento do trabalho, como também as equipes colaboradoras da capacitação que durante os quatro dias disponibilizaram toda atenção possível” diz Rosita.

A Gerente Municipal de Ação Comunitária Julia Amorim da Silva Cunha do SCFVI que a todo o momento acompanhou o andamento do curso, fez questão de agradecer a parceria, ressaltando que a prefeito Eraldo Leite através da Secretária de Assistência Social Antonia Marcilia tem disponibilizado sempre o que há de melhor para os idosos, assim elevando a autoestima dos mesmos. “Além da aprendizagem intenção de promover geração de renda para as famílias, aproveitando resíduos que normalmente são descartados”.

Desenvolvendo habilidades manuais através da participação efetiva de atividades teórico-práticas, o curso teve carga horária de 32 horas, utilizou também materiais recicláveis, assim se tornando um trabalho ecologicamente correto com reaproveitamento dos resíduos que são as palhas de milho.  “Do rústico para o luxo, resgatando a cultura e reaproveitando materiais recicláveis, um trabalho minucioso visando principalmente a preservação do meio ambiente” reforça a instrutora.

Participaram da solenidade de encerramento a vice-prefeita Cileide Cabral, primeira-dama Neres Leite, presidente do Sindicato Rural José Pereira da Silva e mobilizadora Franciele Souza da Silva, e equipe do Centro de Referência da Assistência Social, que constataram de perto o resultado do trabalho minucioso e bem feito dos participantes.

Fotos Lucas Moura

Participantes e equipe no encerramento do curso