Equipe técnica da Merenda Escolar de Jateí conhece Sistema de Produção que fornece verduras

02/06/2017, 10:04:00 - Educação

Em Jateí, a Secretária Municipal de Educação Eleni Teixeira dos Santos Felipe, juntamente com a equipe técnica da Merenda Escolar do município, visitou à propriedade onde são produzidos vários tipos de verduras que atendem parte da demanda da Merenda Escolar, objetivando conhecer de perto o funcionamento do sistema de produção.

Localizada na linha do Oculto no Distrito de Nova Esperança a propriedade pertencente a Leone Marques atua com o sistema hidropônico, requer uma estrutura de irrigação controlada em que as plantas recebem a água e os nutrientes necessários diretamente nas raízes, através de canos e canaletas. Além disso, toda a estrutura é protegida por cercada com tela, evitando a entrada de animais e insetos, culminando em uma redução drástica do uso de defensivos para combater pragas. “Minha intenção é ampliar as variedades produzidas, tanto no sistema hidropônico quanto no sistema tradicional de produção, para variedades inviáveis na hidroponia, como legumes e tubérculos, por exemplo” ressalta o Marques.

A Secretária Eleni explica que o proprietário rural está sendo pioneiro no fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar no município. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determina que pelo menos 30% dos recursos repassados sejam gastos com a aquisição de produtos originários da agricultura familiar, comunidades indígenas ou quilombolas. “Este ano o município ainda não atingirá este percentual, mas o objetivo é que a partir do exemplo do senhor Leone, outros proprietários se organizem e passem a produzir para este fim”.

Ao término a Elení, agradeceu a recepção, parabenizou-o pela iniciativa do produtor rural, desejando sucesso em seu empreendimento, como também levando os cumprimentos do prefeito Eraldo Jorge Leite.

Secretária e proprietário rural observam o sistema de produção