Notícias

Informativos Municipais

Prefeitura de Jateí instala Centro Especializado de Assistência Social

05/10/2016, 07:33:00 - Assist. Social

Prefeito ao lado da equipe do Creas e Secretária de Assistência Social - Divulgação

A prefeitura de Jateí instalou no município a unidade do CREAS (Centro Especializado de Assistência Social). Uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Nela se instalará as equipes do PAEFI e do SINASE. Equipes multidisciplinares que em suas especificidades recebem e acompanham as demandas do município.

Durante a solenidade de instalação oficial que aconteceu no final de setembro o prefeito Arilson Nascimento Targino (sem partido) ressaltou a importância de instalar o CREAS em um prédio próprio com uma equipe especifica, na qual foi uma exigência do Ministério Público, mas que veio em momento oportuno atender a população com melhor qualidade de vida, sendo que estes serviços já vinham sendo realizados pela equipe do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social). “A equipe do CRAS realizava o serviço, mesmo não sendo sua a atribuição por essa demanda, mas percebendo a necessidade crescente e atendendo as orientações do Ministério Publico e SEDHAST, conseguimos implantar o serviço em um local adequado, onde os munícipes poderão ser atendidos de melhor maneira possível” garante o prefeito.

A equipe momentaneamente está composta por uma pedagoga Ana Paula da Silva Pereira, uma assistente social Clemilda Oliveira e uma psicóloga Tatiane Concolato Costa. O CREAS será mantido com recursos próprios do município e parceria com o Governo do Estado através do recurso do FEAS, que será repassado via convênio.  Atuará como: Medidas Sócias educativas, Liberdade Assistida, atendimentos a violação de direitos, a mulheres vítima de violência, Atendimento de violência contra idosos, referencialmente e encaminhamento de situações de violação de direitos, vitimizações e agressões a crianças e adolescentes; Realização de visitas domiciliares; Atendimento sócio familiar; entre muitos outros.

A Secretária Municipal de Assistência Social Sandra Melissa Guimarães explica que o CREAS atenderá toda e qualquer pessoa que tiver seus direitos violados, sem discriminação de renda, pois a Política de Assistência Social é para quem dela necessitar em seus momentos de vulnerabilidade. Este implemento inaugura também um novo tempo na Politica de Assistência Social, onde a benesse e o assistencialismo fora abolido como ação prática, tornando o trabalho assistencial de fato uma ponte entre o cidadão e seus direitos. “É preciso arrancar as vendas e enxergar que Assistência Social vai além de apenas doação de cestas básicas, pagamento de agua e luz e aluguel. Hoje a Assistência Social, conta com nove prédios alguns equipados outros ainda em fase de implementação.  São várias equipes referenciadas ao CRAS, sendo estes os serviços de crianças e adolescentes e idosos. Tudo  para atender os jateienses. O intuito é trabalhar e efetivar as politicas de direitos e defesa da vida digna e justa para todos” enfatizou a gestora de assistência social municipal.

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista

 

.






Fonte: