Saúde de Jateí disponibiliza tratamento com acupuntura para servidores públicos

06/10/2016, 11:59:00 - Saúde

Pacientes participantes do tratamento com acupuntura - Foto divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Jateí visando proporcionar o equilíbrio e bem estar dos munícipes disponibiliza gratuitamente o tratamento com acupuntura para a população e sistema prisional, mas desta vez iniciou uma turma com Servidores Públicos Municipais.

O serviço de acupuntura, um ramo da medicina tradicional chinesa, que consiste na estimulação de locais anatômicos com o intuito de aliviar ou diminuir dores. Em Jateí, o tratamento vem ocorrendo mais amplamente desde o inicio do ano, por iniciativa de profissionais da Atenção Básica,  com o sistema prisional, população e agora ofertado ao Servidor Público Municipal, enfatizando a saúde do trabalhador.

A Secretaria Municipal da Saúde de Jatei gerenciada por Geberson Alves tem por objetivo difundir suas distintas modalidades em todos os serviços públicos de saúde, criou a Área Técnica das Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde, sendo responsável pelo projeto o médico Paulo Cesar Dutra, juntamente com a enfermeira coordenadora da saúde do trabalhador Solange Paz. A acupuntura terapia oriental chinesa consiste em estimular determinados pontos específicos do corpo com aplicação de agulhas no local correspondente à situação a ser tratada.

Conforme explica o doutor Paulo Cesar  é possível que profissionais e usuários dos serviços em questão apontam a terapêutica como eficaz para melhoria das enfermidades, e reconheçam que o contato com a terapêutica viabiliza a eliminação ou a diminuição das condições que geram doença. O conceito de Promoção da Saúde abrange abre um novo leque de possibilidades de ações de Acupuntura e Promoção de Saúde. “Este é um tratamento de suma importância para os pacientes, trazendo harmonia e tranquilidade para si, com intuito de tratar, curar ou prevenir diversos tipos de doenças” ressalta o médico.

O prefeito doutor Arilson Nascimento Targino (sem partido) reforça que este é um método de tratamento complementar muito importante disponibilizado em Jateí, que garante diversos benefícios, entre eles o alivio de dores em geral, aumento de energia e vitalidade, auxiliando no controle doenças crônicas, fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças, reduzindo a ansiedade, depressão e estresse, proporcionando relaxamento e melhoria no sono.

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista