Jateí capacita Família Acolhedora com equipe técnica do Poder Judiciário

21/08/2017, 15:18:00 - Assist. Social

Em Jateí, a Secretaria de Assistência Social através dos profissionais do Creas realizou durante três dias uma capacitação das famílias candidatas no Serviço de Família Acolhedora com a equipe técnica do Poder Judiciário.

Reunidos no Centro Social, foi o momento de esclarecimentos técnicos sobre a Família Acolhedora, proferidos pela assistente social Vera Lúcia Mendes Bispo e psicóloga Maria Zélia da Comarca de Fátima do Sul, com a participação especial da Juíza Rosângela Alves de Lima Fávero no último dia, que objetivou firmar os direitos de proteção da criança e do adolescente conforme estabelecidos no ECA.

A capacitação foi direcionada às famílias de Jateí cadastradas no serviço como também dos municípios de Fátima do Sul e Vicentina (cidade com família que já encontra-se prestando o serviço), assim oportunizando tirar dúvidas para o bom desenvolvimento da futura acolhida.

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora trata-se de acolhimento provisório da criança e ou adolescente de 0 a 17 anos, que foram retiradas de sua família de origem por medida de proteção até que seja viabilizada uma solução de caráter permanente para a criança e ou adolescente - reintegração familiar ou excepcionalmente, adoção. É uma modalidade de acolhimento diferenciada, que não se enquadra no conceito de abrigo em entidade, nem no de colocação em família substituta, no sentido estrito, porém podendo ser entendido como regime de colocação familiar preconizado no artigo 90 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

A Secretária de Assistência Social Antonia Marcilia Lacerda Silva que participou da capacitação como também parte de sua equipe ressalta que este aprofundamento técnico foi de suma importância, de maneira agradável e bem harmoniosa através de dinâmicas, rodas de conversas, palestras, depoimentos, estudos de caso e informações a respeito do serviço de acolhimento – Família Acolhedora.

Capacitação Família Acolhedora em Jateí

Foto divulgação