Jateí realiza 1ª Feira da Agricultura e Artesanato da Gleba como proposta do Programa Agrinho

29/08/2017, 14:52:00 - Educação

Na última sexta-feira (25) foi realizado no município de Jateí a “1ª Feira da Agricultura e do Artesanato Local Escola Agrinho: Nós Aprendemos, Nós podemos” um belíssimo projeto da Escola Municipal Rural Professor Jovelino Celestino dos Santos da Gleba Nova Esperança, com parcerias do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do sul (FAMASUL) e Sindicato Rural.

Mobilizando um grande público o encontro foi à culminância do Projeto Escola Agrinho que desenvolveu experiências pedagógicas com trabalhos dos alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. No local além da apresentação dos resultados dos projetos desenvolvidos como: Abelhas não fazem mal, fazem mel; Leite e laticínios, fonte de renda fonte de saúde; Aves e ovos, morfologia à nossa mesa; Agricultura de subsistência qualidade de vida, e demais, houve a exposição e venda das Riquezas da Gleba, com produtos oriundos da agricultura familiar e artesanatos da comunidade local, como proposta do Programa Agrinho.

Como explica a coordenadora do programa no município Cristiane Pereira Garcia, todos abraçando a causa para o bom desenvolvimento do projeto, direcionando não apenas a comunidade escolar, mas também a população jateiense, principalmente da localidade. “Objetivamos proporcionar a troca de experiências de modo que a população acredite que vale a pena continuar morando na área rural e que suas propriedades podem sustentar-se promovendo renda financeira” diz a coordenadora.

Com a intenção de promover um intercambio cultural, valorizando e resgatando a origem, os valores e costumes do local, o evento foi prestigiado pela população de vários municípios, contando com presença do prefeito Eraldo Jorge Leite, vice-prefeita Cileide Cabral, Presidente da Câmara Edison Paz e demais vereadores, secretários e gerentes municipais, presidente do Sindicato de Jateí José Pereira, o prefeito de Novo Horizonte do Sul Marcílio Benedito e demais autoridades, com presença marcante dos bonecos do Agrinho, que fizeram a alegria dos participantes, principalmente das crianças.

A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Eleni Teixeira dos Santos Felipe que esteve a frente juntamente e com toda sua equipe, com colaboração dos parceiros das demais secretarias, expositores e produtores rurais, ressaltou que este foi uma grandioso evento que movimentou a Gleba Nova Esperança de maneira satisfatória valorizando as raízes. “Parabéns a todos, foi um trabalho excepcional, que merece todo nosso respeito, pela dedicação, força de vontade e comprometimento com o programa” enfatiza a secretária.

Todos os projetos contou com acompanhamento do instrutor do Senar Valmir dos Santos, dedicação do diretor da escola rural, Valmir Domingues, equipe pedagógica, docentes e administrativos. Os mesmos serão encaminhados para concorrer o Concurso Agrinho, com premiações por categorias, uma disputa de nível estadual.

Foto Lucas

Profissionais envolvidos na elaboração dos projetos