Conselho Tutelar de Jateí fala sobre direitos e deveres para crianças e adolescentes do SCFV

13/09/2017, 10:26:00 - Assist. Social

A equipe do conselho tutelar do município de Jateí esteve nesta terça-feira (12) em um encontro com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) falando sobre os direitos e deveres, como também a função do conselheiro.

De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) que é a lei que dispõe sobre a proteção integral, considerando-se criança a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescentes aquele entre doze e dezoito anos. A conselheira Estefânia Maria Dias no encontro com participantes nos seus respectivos turnos abordou alguns dos direitos, como a vida e saúde, a liberdade, a educação, a convivência familiar. Deveres: Cumprir regras e normas, obedecer a ordens, participar e frequentar escola. Como também medidas de proteção e socioeducativas.

Ressaltando ainda que o conselheiro tutelar, no cumprimento de suas atribuições legais, trabalha diretamente com pessoas que, na maioria das vezes, vão ao Conselho Tutelar ou recebem sua visita em situações de crises e dificuldades - histórias de vida complexas, confusas, diversificadas. Jateí conta também com as conselheiras Pâmela Silva, Natália dos Santos, Bruna Auxiliadora, Ana Graziele de Souza e 1ª suplente que esteve no encontro Cristiane Ramos. “Cada caso é um caso e tem direito a um atendimento personalizado, estaremos sempre a disposição da comunidade, na luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes, como também atentas aos seus deveres” garante Estefânia.

O encontro se deu através do convite da coordenadora do SCFV Vanderleia Ramos (Gerente de programas e projetos), que juntamente com os orientadores sociais neste mês de setembro estão desenvolvimento o projeto “Criança e Adolescente Desmitificando Direitos e Deveres”, de forma diferenciada, educativa, lúdica e estimulante ao interesse sobre os direitos e deveres. Contando com total respaldo da administração do prefeito Eraldo Jorge Leite através da Assistência Social comandada por Antonia Marcilia Lacerda.

Participantes da ação realizada com as crianças e adolescentes

Foto divulgação