Saúde mobiliza Jateí com Outubro Rosa e diversas ações para as mulheres

06/10/2017, 10:21:00 - Saúde

A Saúde de Jateí aderindo ao “Outubro Rosa” mobilizou a população ao iniciar a campanha com diversas ações para as mulheres, visando prevenir através de exames e orientações, sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama e também colo do útero. Em todos os órgãos públicos foram afixados faixas da campanha de conscientização da importância da detecção precoce. No município neste mês de outubro, o rosa predomina, com o slogan “Dê um colorido a mais para a vida”.

Em solenidade realizada na praça central na manhã desta quinta-feira (05) o prefeito Eraldo Jorge Leite, primeira-dama Neres Leite, Secretária de Saúde Cileide Cabral, vereadores e lideranças locais abriram a campanha que mobilizou a população fortalecendo-se a importância da prevenção, chamando atenção tanto do público feminino como masculino. No local após um alongamento os participantes seguiram em uma caminhada saudável para o Centro de Saúde, onde participaram de dança zumba e por meio de uma programação especial, as mulheres tiveram atendimentos exclusivos.

Foram ofertados diversos serviços, como terapia de relaxamento, testes rápidos, avaliação odontológica, nutrição, vacinas, preventivos, consultas médicas e com psicólogo. E ainda uma divertida tarde da beleza com corte de cabelo, manicure, design de sobrancelhas e maquiagem, serviços ofertados que fazeram parte dos diversos brindes sorteados as participantes. Uma ação em conjunta da equipe da saúde, sede, distrito e gleba, que muito se dedicaram para melhor atender as mulheres neste Outubro Rosa contando com parceria com as profissionais da beleza da cidade.

A secretária Cileide Cabral garante que este movimento pela vida não pode parar, pois toda sua equipe esta constantemente ativa para melhor atender toda a população, mas a campanha com diversas atividades visa contribuir no alerta sobre combate principalmente ao câncer de mama, com finalidade de despertar o interesse da população, para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a expectativa maior de cura. “A prevenção sempre foi e será o melhor remédio, almejamos conscientizar da importância da detecção precoce, Jateí é um município pequeno, tem investido em saúde, mas esta com alto índice de doenças, um grande alerta para a população”.

E para reforçar a conscientização da campanha e prevenção ao câncer a equipe da OncoClínica do município de Dourados, composta por dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem realizará hoje (06) uma tarde de orientações e exames de mama, e logo mais a noite o cirurgião oncológico Dr  Aroldo Henrique da Silva Boigues estará realizando uma relevante palestra preventiva sobre Câncer de Mama  e Colo do útero.

Fotos Lucas Moura

Jateí no movimento pela vida Outubro Rosa