Notícias

Informativos Municipais

Saúde de Jateí realiza palestra preventiva contra câncer de mama

09/10/2017, 14:59:00 - Saúde

Dr Aroldo Boigues palestrando em Jateí -

A Secretária de Saúde do município de Jateí em meio à campanha Outubro Rosa realizou na noite da última sexta-feira (06) a importante palestra preventiva sobre câncer de mama, com o cirurgião oncológico Dr  Aroldo Henrique da Silva Boigues, especialista em cancerologia.

 

 Reunindo um grande público no centro cultural, aberto a população, visando principalmente a prevenção, o médico falou sobre os fatores de risco e proteção, estimativas assustadoras apresentando os dados de nível mundial/ Brasil/ Estado, enfatizando os casos mais frequentes, como surgem às doenças e seus sinais de alerta e muito mais.

 

Dr Boigues em especial reforçou sobre a alimentação saudável e atividade física que agem como fatores preventivos, alertando sobre o consumo do cigarro e uso excessivo de álcool. O mesmo sanou dúvidas da plateia durante um breve bate papo. “O importante é a detecção precoce, principalmente prevenção primária com rastreamento, por isso as mulheres devem estar sempre atentas, indo ao médico regularmente, sendo assim possibilitaremos um tratamento mais eficaz” diz o médico que alerta “A doença muitas vezes é silenciosa, o necessário é manter uma alimentação saudável, recomendo prática de exercícios físicos e longe do cigarro, principalmente quem tem histórico familiar, devendo fazer a prevenção com exames clínicos”.

 

A Secretária de Saúde Cileide Cabral em suas palavras garante que é de suma importância desenvolver ações preventivas e não curativas, alertando a população que a saúde esta preocupante, na qual tem surgindo muitas doenças no município. “Nossa população é atendida da melhor maneira possível, já em relação a pedido de mamografia encontra-se zero em estoque, pois estamos realizando todo o mapeamento necessário”.

 

No município de Jateí neste mês de outubro, o rosa predomina, com o slogan \\\\\\\"Dê um colorido a mais para a vida\\\\\\\". Antecedendo esta palestra no período da tarde a equipe do Dr Aroldo da OncoClínica do município de Dourados, composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram diversas orientações com panfletagem, aferindo pressão arterial, teste glicemia capilar e autoexames de mama.

 

A palestra contou com a presença do prefeito Eraldo Jorge Leite, primeira-dama Neres Leite, os vereadores Edison Paz (Presidente do Legislativo), Sebastião de Freitas, Denilson Ramos, Robson Carmo e João Granjeiro. Secretários Municipais e demais lideranças locais.

 

Assessoria de Comunicação/ Valéria Batista

Foto Lucas Moura

 

.






Fonte: