Sítio Ecológico de Jateí recebe alunos do Colégio Ideal de Fátima do Sul

10/10/2017, 13:55:00 - Meio Ambiente

Equipe do sítio ecológico e visitantes do Colégio Ideal -

O Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias do município de Jateí, uma referência ambiental através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo recebeu recentemente os alunos do Colégio Ideal de Fátima do Sul.

Recepcionados por uma equipe especifica os 50 visitantes em primeiro momento foram encaminhados para a Sala Verde (Sala Jateiense de Pesquisas Ambientais), onde foi proferida uma palestra de apresentação das atividades realizadas no sítio, pela professora e coordenadora da Sala Verde Rose Mônica Duck Ramos.

Em seguida foram conduzidos em grupos para o Laboratório de Botânica pela bióloga Marichel Canazza de Macedo, onde puderam conhecer frutos e sementes de várias espécies de árvores que ocorrem nos biomas Mata Atlântica e Cerrado, sendo possível observar, por exemplo, a germinação de sementes de pau-brasil (Caesalpinia echinata) e conhecer a sua importância histórica e ecológica.

Conduzidos pelo gerente municipal de meio ambiente, Alex Barbosa, os alunos visitaram o viveiro de produção de mudas florestais nativas e de plantas ornamentais também localizadas no sítio, onde foi salientado o papel do viveiro na recuperação de áreas degradadas da região, uma vez que as mudas produzidas são doadas para este fim.

Além dessas atividades, os alunos realizaram o percurso da trilha ecológica situada em uma área reflorestada do sítio, onde contemplaram a diversidade de espécies florestais e suas formas morfológicas características, assim como também observaram a presença de insetos como bicho-pau, besouros e cigarras e outras formas de vida como musgos e líquens sobre o tronco de árvores.  Ao retornarem à sala verde, os alunos tiveram a oportunidade de ver um bando de macacos pregos de perto, o que fechou com chave de ouro a visita ecológica.

O Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias é uma propriedade da Prefeitura Municipal de Jateí, administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo no comando de José Carlos Gomes, com total respaldo e admiração do prefeito Eraldo Jorge Leite que muito incentiva ações no sítio, onde apresenta uma ampla estrutura para a realização de atividades de educação ambiental, recebendo regularmente, escolas de ensino básico e ensino superior, instituições religiosas e de assistência social, bem como profissionais de diversas áreas.

Foto divulgação