Saúde de Jateí conclui atividades do ano com as gestantes

29/11/2017, 16:38:00 - Saúde

A saúde do município de Jateí concluiu nesta terça-feira (27) as atividades desde ano de 2017 com as gestantes. As ações são desenvolvidas através do projeto Saúde Materno onde mensalmente a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) na responsabilidade da enfermeira Natália Müller Monteiro realiza reuniões de atendimentos.

As atividades são desenvolvidas por diversos profissionais, que além da enfermeira conta com a participação de médico, educador físico, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogo, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, cada encontro aborda uma temática diferente. Este ano nove reuniões foram realizadas e quatro visitas no Hospital da Sias de Fátima do Sul referência de Jateí, local onde terão os bebês, justamente porque Jateí não faz parto. Contou com participação de 91 gestantes nos grupos, oito acompanhantes e quatro puérperas, durante todas as reuniões sempre teve distribuições de brindes.

Conforme ressalta a enfermeira o projeto é direcionado às gestantes atendidas pela atenção básica de saúde, tem como função orientar as grávidas de Jateí através de reuniões mensais sobre os cuidados e procedimentos na gestação e após o nascimento do bebê. Durante os encontros deste ano foram abordados diversos temas, como desenvolvimento embrionário, alterações na gestação, alongamento, aleitamento materno, aspectos nutricionais, preparação para o parto e ainda gratuitamente aulas de pilates. “Cada encontro uma nova aprendizagem, as gestantes estão de parabéns, teve presença marcante nos grupos, assim como a dedicação da equipe de trabalho que muito contribui para que concluíssemos com sucesso o projeto durante este ano” diz Natalia.

A Secretária Municipal de Saúde Cileide Cabral da Silva Brito destaca que os atendimentos são com qualidade e comprometimento dos profissionais, que tem feito à diferença como anseia a administração do prefeito Eraldo Jorge Leite.

Foto Lucas Moura