Saúde de Jateí realiza ação preventiva na Gleba

24/11/2016, 15:58:00 - Saúde

No município de Jateí aderindo à campanha do Novembro Azul, a Secretaria de saúde realizou uma ação preventiva no Assentamento Gleba Nova esperança, uma campanha de detecção do Câncer de Próstata direcionada aos homens do município, e na oportunidade também houve ação preventiva sobre saúde da mulher. Ações estas com total respaldo da administração do Prefeito Arilson Targino (sem partido), através da Secretária Municipal de Saúde na gerencia de Geberson Alves.

O evento foi realizado nas dependências do prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoa Idosa, reunindo aproximadamente 70 pessoas. O fonoaudiólogo Wendel Martins coordenador municipal da saúde do homem palestrou sobre prevenção do câncer de próstata, considerando que é uma das doenças que mais afeta os homens entre 19 a 50 anos, abordando diversos problemas de saúde e meios preventivos, entre os assuntos relevantes são diabetes e hipertensão, obesidade, sedentarismo, alcoolismo entre muitos outros. O mesmo reforçou que na atualidade a problemática maior é o desinteresse dos homens na procura pelo médico, haja visto que quando procuram a doença já esta em estágio mais complicado. “O importante que as pessoas se conscientizem, pois prevenir sempre é o melhor remédio”.

As enfermeiras Débora Stroppa e Karimi Cavazzani (coordenadora do programa saúde da mulher) palestraram sobre o câncer de mama e colo uterino, reforçando a prevenção das doenças. Contaram com parceria entre as Secretarias Saúde e Assistência Social, com participação da equipe da Estratégia Saúde da Família e funcionários da Escola Municipal Rural Jovelino Celestino dos Santos. Para finalizar houve brincadeiras e dinâmicas com Educador Físico Celino Luiz, com sorteio de brindes e confraternização entre os participantes.

Participantes durante a  palestra da ação preventiva

Foto divulgação

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista