Jateí recebe Carreta de Barretos que atenderá mais de 600 mulheres

29/01/2018, 16:58:00 - Saúde

O município de Jateí recebeu nesta segunda-feira (29) a Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos, Aldegonda Dacone Capuci, da Fundação Pio XII que irá atender mais de 600 mulheres gratuitamente até sexta-feira dia 02 de fevereiro.

A prefeita em exercício Cileide da Silva Cabral durante a solenidade de inicio dos atendimentos, ao lado do prefeito Eraldo Jorge Leite deu as boas vindas a toda a equipe da unidade, ressaltando que esta é uma ação de suma importância que visa a prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. Fez questão de frisar o carinho e dedicação de todos, tanto da unidade do HC como de Jateí. “Sem querer deixar de lado os outros setores, mas a saúde estará sempre em primeiro lugar em nossa gestão, principalmente as ações como esta que visa prevenção, contando com pessoas parceiras, citamos em especial o presidente do HC Henrique Prata” diz Cileide, relembrando que quando assumiu a prefeitura a demanda de exames de mamografia era muito alta, mas agora a realidade é outra, com atendimentos contínuos na unidade de Nova Andradina.

Uma iniciativa da Secretaria de Saúde no comando de Eduardo Diniz, a carreta ficará estacionada em frente à Clínica de Atendimento Municipal Multidisciplinar onde serão realizados 228 exames de mamografia e 400 de preventivo, tudo dentro da própria carreta, toda equipada contendo três consultórios, um para exame de colo de útero, mamografia, sala de apoio e ainda uma recepção. Os profissionais são Unidade Fixa de Nova Andradina composta por duas enfermeiras Bruna Crivelli e Monique Nagata, duas técnicas em radiologia Vanessa Cristiane da Silva e Luana Aparecida Marchi, recepcionista Fernanda Andrade e o motorista Ivanir da Silva.

Os exames foram previamente agendados pelos agentes de saúde, ofertados para mulheres na faixa etária 40 a 69 anos para exames de mamografia e 25 a 65 anos para o Papanicolaou, mas conhecido como preventivo. Conforme a enfermeira Bruna Crivelli ainda contém vagas a serem preenchidas, basta a mulher procurar a equipe da saúde municipal. A mesma agradeceu a receptividade da administração garantindo que toda a equipe irá desenvolver um trabalho de qualidade, visando como sempre a prevenção. “Este é um trabalho de suma importância, caso alguma mulher for chamada para complemento, não se assustem, pois é apenas para acompanhamento necessário na nossa unidade de Nova Andradina” garante a enfermeira.

O coordenador municipal do Hospital do Câncer em Jateí Carlos Alberto Jorge Leite esteve no local, ressaltando que o HC necessita da colaboração de todos, e que está previsto para realizar o Leilão Direito de Viver em Jateí no segundo semestre deste ano e que toda e qualquer ajuda será bem vinda. Na oportunidade, explicou que os custei do HC é muito alto, o dinheiro do Sus é não suficiente. “Os serviços oferecidos são de qualidade, o hospital não trata o paciente como um simples paciente, e sim como um ser humano que merece conforto e condições adequadas, mas para isso existe um custo e é muito alto, pra ter noção mais de 8 mil refeições são servidas diariamente” diz o coordenador que completa “ O hospital investe também em pesquisas, um tratamento avançado, só no ano passado quase 38 mil pessoas foram atendidas no MS, 76 de Jateí, vamos colaborar”.

Participaram da solenidade os vereadores Edison paz, Sebastião de Freitas e Robson Carmo, secretários Municipais, gerentes, presidente do conselho de saúde Wesley Dumont, e demais lideranças.

Fotos Lucas Moura