Jateí doa mais de 6 mil mudas para reflorestar Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

08/02/2018, 09:34:00 - Meio Ambiente

O município de Jateí através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo (Semdermat) doou nesta semana 6,5 mil mudas para o projeto de restauração ecológica Corredores de Diversidade, que irá utilizar para reflorestamento de 130 hectares do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

O projeto é executado pelo Mater Natura- Instituto de Estudos Ambientais, e financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, contando com 16 parceiros, entre eles a Prefeitura Municipal de Jateí, na administração do prefeito Eraldo Jorge Leite que muito incentiva sua realização, juntamente com a equipe da Semdermat no comando de José Carlos Gomes.

Com duração de quatro anos, o projeto tem por objetivo implantar ações de restauração ecológica em seis áreas estratégicas dentro do território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias, totalizando 351 hectares.

O projeto vai trabalhar em parceira com as Redes Gestoras destes dois Corredores de Biodiversidade. Elas são formadas por instituições representativas das esferas governamentais, da sociedade civil organizada, dos setores empresariais e de pesquisa, cuja atuação busca construir agendas conjuntas de trabalho, em especial, sobre a temática da conectividade florestal.

Com mais de 20 espécies de arbóreas nativas, as mudas doadas foram cultivadas no Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias de Jateí, uma área destinada a pesquisas e educação ambiental que apresenta uma ampla estrutura para a realização de atividades, recebendo regularmente, escolas de ensino básico e ensino superior, instituições religiosas e de assistência social, bem como profissionais de diversas áreas.

Foto divulgação