Saúde de Jateí realiza ação preventiva de combate a Hanseníase e Tuberculose

28/03/2018, 10:00:00 - Saúde

Profissionais da saúde em praça pública durante a ação -

No munícipio de Jateí na manhã desta quarta-feira (28) foi realizada uma ação preventiva de combate e Hanseníase e Tuberculose. Uma equipe de profissionais da saúde esteve em praça pública realizando ação que consistiu em avaliação médico, exames e muita orientação à população.

No decorrer do evento de prevenção foram entregues panfletos informativos sobre o que são as doenças, principais sintomas, tratamento e como são transmitidos, e ainda ofertados exames com profissionais do Laboratório de Análises Clínicas municipal.

A responsável pela ação a enfermeira Natalia Müller explica que esta mobilização faz reforçar o combate das doenças no município, assim conscientizando a população, que se bem orientada, buscará o tratamento o mais rápido possível. A mesma juntamente com toda a equipe se colocou a disposição, para que as pessoas interessadas procurem a Unidade de Saúde, tanto para realizar os exames ou obter mais informações. “Prevenir é preciso, e combater é necessário, que as pessoas não tenham vergonha e nos procure, estamos prontamente para atendê-los” enfatiza a enfermeira.

Hanseníase é uma doença infectocontagiosa e atinge, principalmente, os nervos periféricos e pele, mas também pode acometer outros órgãos. Alguns de seus sintomas, uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. Apenas as pessoas doentes, que não estão em tratamento, transmitem a hanseníase, de pessoa a pessoa pelas vias aéreas como tosse ou espirro.

Tuberculose é uma doença causada por um bacilo que ataca principalmente os pulmões, mas que também pode ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, articulações, olhos e pele. Também é transmitida de pessoa a pessoa, pelas vias aéreas como tosse, espirro e fala. Alguns de seus sintomas, são tosse e ou catarro por mais de três semanas, falta de apetite, febre baixa, cansaço e dores no peito.

O Secretário de Saúde Eduardo Diniz garante que ações como esta é suma importância para o fortalecimento da saúde no município, assim visando a prevenção e o tratamento mais rápidos possível, contando com total respaldo e atenção do prefeito Eraldo Jorge Leite.

Foto divulgação