Equipe de Jateí conhece Coleta Seletiva de Laguna Carapã

06/01/2017, 10:46:00 - Meio Ambiente

O prefeito Eraldo Jorge Leite (PSB) visando melhores condições para o município de Jateí enviou uma equipe técnica e administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo para conhecer o funcionamento da Coleta Seletiva do município de Laguna Carapã.

A equipe na gerencia do Secretário Municipal José Carlos Gomes foi conhecer de perto a realidade de outro município, devido a necessidade de se estabelecer um sistema de coleta seletiva eficaz em Jateí. Acompanharam todo o processo de funcionamento na qual o município de Laguna Carapã faz a coleta de lixo comum e de lixo reciclável. O lixo comum é enviado para o aterro sanitário industrial de Dourados e a prefeitura de Laguna paga pela quantidade enviada à empresa responsável pelo aterro. O lixo reciclável é levado para uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), onde é separado de acordo com o tipo por funcionários da prefeitura e vendido para uma empresa de Ponta Porã.

Recepcionados pela Secretario de Meio Ambiente Demilson Dias da Silva e equipe, explicou que este trabalho já vem sendo realizada há dois anos e tem sido feito com muito esforço da administração, o mesmo ressaltou ainda que para atingir a população eles tiveram que investir bastante em campanhas e atualmente fazem uma espécie de premiação. As pessoas que participam da coleta seletiva recebem cupons e a cada 3 meses, a secretaria realiza sorteios de diversos prêmios como bicicletas, ar condicionado, tablets etc. Com todo esse trabalho, a quantidade de lixo comum enviado para o aterro reduziu em aproximadamente 40%, reduzindo também os custos com o envio desse lixo para o aterro industrial de Dourados.

Para o prefeito de Jateí Eraldo Leite esta é um trabalho de suma importância onde esses resultados chamaram a atenção da equipe, pois mesmo com as dificuldades e melhorias necessárias, o município de Laguna esta conseguindo reduzir a quantidade de lixo que vai para o aterro. “Estamos em busca de novas oportunidades e melhorias para o município, sendo assim é de suma importância conhecer realidade de outros locais que estão dando certo, pois Jateí tem a possibilidade de estudar a situação, podendo fazer o mesmo e conseguir resultados satisfatórios” ressalta o prefeito.

Equipe de Jateí durante a visita em Laguna Carapã

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista