Jateí tem nova data para atendimentos da Carreta de Barretos

20/01/2017, 14:14:00 - Saúde

No município de Jateí novamente tem mudanças na data de atendimento da Carreta de Barretos, desta vez passou para os dias 6 a 10 de fevereiro, onde durante estes cinco dias a carreta estará na cidade realizando exames gratuitamente para as mulheres.

Conforme explica a coordenadora municipal da Saúde da Mulher, a enfermeira Karimi Aparecida Cavazzani que se encontra nos preparativos da vinda da Carreta, esta mudança novamente se deu devido a problemas relacionados a mamógrafo, que é um tipo especial de aparelho de raios-x, configurado para a obtenção de imagens das mamas com alto contraste e resolução, essencial para realizar as mamografias. “Estamos ativos na expectativa para a vinda da Carreta, toda equipada para realização dos exames, mas com peça do mamógrafo quebrada, como foi nos informados, não seria possível realizar os procedimentos adequados na data já marcada” enfatiza a enfermeira.

Recentemente os Agentes Comunitários de Saúde ACS estiveram em reunião na secretaria de saúde, organizando todos os levantamentos dos dados relacionados aos cinco dias de atendimento, desde documentações, fichas de pacientes entre outras finalizações. Durante os cinco dias 500 mulheres estarão realizando o atendimento, sendo 234 mamografias e 266 preventivos. Os exames com a total confiança e eficiência acontecerão dentro da carreta com equipamentos necessários em consultórios médicos, com profissionais especializados. A carreta ficará estacionada em frente ao Centro Municipal de Reabilitação Multidisciplinar.

O prefeito Eraldo Jorge Leite (PSB) que tem como a saúde um dos setores que merece atenção especial, explica que esta é uma iniciativa juntamente com a Secretária Municipal de Jateí Cileide Cabral da Silva Brito que visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção, com público alvo na faixa etária 40 a 69 anos para mamografia e 25 a 65 anos para o Papanicolaou, mas conhecido como preventivo. “Investir na saúde é demonstrar compromisso e respeito com o povo de Jateí, incentivando cada vez mais que prevenir é sempre o melhor remédio” garante o prefeito.

A enfermeira Karimi explica ainda que o atendimento será direcionado apenas às mulheres do município, incluindo as da zona rural, todas as interessadas deverão procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua localidade, para melhores informações ou pré-agendamento.

Carreta de Barretos que já realizou atendimentos em edição anteriores

Foto arquivo

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista