Notícias

Informativos Municipais

Secretaria de Saúde de Jateí comenta sobre Raiva Humana

13/08/2018, 09:31:00 - Saúde

Secretário de Saúde Eduardo Diniz - Lucas Moura

A Secretaria de Saúde do município de Jateí, através do secretário Eduardo Diniz Callegari, visando deixar a população cada vez mais informada, fez questão de comentar sobre a Raiva Humana, doença que é transmitida ao homem através do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura, e mais raramente pela arranhadura.

 

Como medidas de proteção e controle, a vacina antirrábica humana é indicada para profilaxia da raiva humana, sendo administrada em indivíduo expostos ao vírus da doença provocada por animais transmissores, ou como profilaxia em pessoas que por força de suas atividades ocupacionais, estão permanentemente expostas ao risco da infecção pelo vírus.

 

O secretário deixa claro que a vacina é indicada apenas para as pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva durante atividades ocupacionais, como: médicos veterinários, biólogos, profissionais e auxiliares de laboratórios de virologia e anatomopatologia para a raiva; técnicos em agropecuários e áreas afins; pessoas que atuam na captura, contenção, manejo, coleta de amostras, vacinação; entre outros, assim adotando todo um esquema de vacinação pré-exposição.

 

Em destaque esta a raiva em bovinos, que ocorre predominantemente pela transmissão por morcegos hematófagos. Os principais sinais são: incoordenação motora, paralisias ascendestes dos membros pélvicos, tremores musculares, paralisia da calda, diminuição dos reflexos palpebrais e linguais, ataxia e morte.

 

Eduardo Diniz ressalta que para maiores informações ou esclarecimentos toda sua equipe da Secretaria de Saúde está à disposição, pois os profissionais darão todo o atendimento adequado e as medidas que devem ser adotadas diante das determinadas situações.

 

Assessoria de Comunicação/ Valéria Batista

 

 

.






Fonte: