Saúde de Jateí realiza I Ciclo de debates sobre prevenção do suicídio

05/09/2018, 11:44:00 - Saúde

A saúde do município de Jateí através da coordenação de atenção de psicossocial realizou na manhã de ontem (04) o I Ciclo de debates sobre saúde mental do trabalhador e prevenção do suicídio, aderindo à campanha do Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução!

O evento direcionado a toda comunidade e trabalhadores na área da saúde, foi realizado no Centro Cultural com relevantes palestras com os renomados psicólogos Ezequias Milan, Bruno Pael e Renisson Costa Araújo, que no decorrer do encontro com base em muitos estudos apresentaram diversas estatísticas e demais dados, considerando também o suicídio como um fato social, citando alguns sinais de alerta. Na oportunidade o encontro foi aberto para questionamento, onde os palestrantes interagiram um pouco mais com o público participante.

O psicólogo coordenador municipal de atenção de psicossocial Valdeci dos Santos Pinheiro explica que este é um ciclo que terá sequência no município com a equipe da saúde, onde será promovido diversas capacitações e treinamentos, realizando um trabalho efetivo de orientação. “Suicídio também é um grave problema de saúde, algo que quando prevenido tem 90% de sucesso, por isso manteremos diversas ações orientativas no combate e prevenção”.

O Secretário de Saúde Eduardo Diniz Callegari por sua vez ressaltou a importância da ação preventiva, na qual vem sendo desenvolvida durante todo o ano no município, mas para este mês de setembro foi especifico ao dia 10 de setembro, dia mundial de prevenção do suicídio. Participaram também do evento diversos funcionários, comunidade o prefeito Eraldo Jorge Leite, juntamente com a primeira-dama Neres Leite, secretários municipais e os vereadores Nezinho, Robinho e Jeovani.

Foto Lucas Moura