Saúde de Jateí reinicia reuniões com gestantes proporcionando melhor atendimento

27/01/2017, 14:14:00 - Saúde

No município de Jateí na administração do prefeito Eraldo Jorge Leite (PSB) com prioridades administrativas pela Saúde Pública, na tarde desta quinta-feira (26) reiniciou as reuniões de atendimentos com as gestantes através do projeto Saúde Materno Infantil.

O encontro foi realizado no Centro Social contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde Cileide Cabral da Silva Brito que na oportunidade apresentou sua equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) composta por médico, enfermeira e agentes comunitários de saúde (ACS) que estarão realizando o elo entre a gestante e saúde pública, assim como também atendimentos toda a população. “Estaremos com uma equipe para atender com qualidade nossas gestantes, acompanhando todo esse período, trazendo mais tranquilidade, já que antes a situação era complicada, despertava insegurança pra mãe na hora de ganhar o bebê” garante Cileide.

O projeto “Saúde Materno Infantil” direcionado as gestantes atendidas pela atenção básica de saúde, tem como função orientar as grávidas de Jateí através de reuniões mensais sobre os cuidados e procedimentos na gestação e após o nascimento do bebê, com acompanhamentos multidisciplinares e profissionais específicos. A enfermeira da ESF Rosana Lemes de Campos orientou as gestantes sobre os atendimentos, na qual o pré-natal será feito com o Dr Thiago Rodrigues e que o município é referenciado ao Hospital da SIAS em Fátima do Sul, local onde as grávidas irão ter os bebês, justamente porque Jateí não faz partos. “Visamos pela saúde e segurança de nossas grávidas, incentivando cada vez mais parto humanizado, por isso este convênio com o SIAS nos traz o suporte necessário com profissionais capacitados que saberão proceder nas diversas situações” explica a enfermeira.

E para melhor fortalecimento de vínculos, as gestantes terão a oportunidade de conhecer de perto a maternidade em Fátima do Sul ambiente onde serão realizados os atendimentos. De acordo com o Dr. Thiago as visitas prévias são fundamentais para o esclarecimento de dúvidas, oferecendo mais tranquilidade e segurança às gestantes. “É um espaço de orientação, informação e acolhimento, fortalecendo a importância do pré-natal. É a partir da visita que a gestante terá mais segurança e preparação para o parto, pois começa a ter um vínculo com o local onde será atendida”, enfatiza o médico.

A Secretária de Saúde tem destacado a determinação do prefeito Eraldo Leite que é fazer a diferença, disponibilizando o que há de melhor para a população jateiense, ressaltando ainda que em breve, Jateí estará realizando também os testes da linguinha e olhinho para os recém-nascidos, e ainda adquirindo novo veículo que ficará a disposição da ESF. “Nossa administração esta aqui para fazer a diferença e trabalhar pelo nosso povo, mas para isso, reforço a gestantes, façam tudo o pede o programa de atenção básica da saúde, e se comunique com seu agente comunitário” finaliza a secretária.

Assessoria de Imprensa/ Valéria Batista

Foto Lucas Moura/

Equipe da Saúde dando inicio os trabalhos de atendimento as gestantes