Carreata marca dia de enfrentamento à violência e ao abuso sexual infantojuvenil

18/05/2021, 13:23:00 - Prefeitura

- Bianca Martins

A Prefeitura de Jateí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou, na manhã desta terça-feira (18), uma carreata para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização aconteceu às 8h30, na Praça Central e percorreu as principais avenidas da cidade. O prefeito Eraldo Jorge Leite, a vice-prefeita, Cileide Cabral, juntamente com a vice-presidente da Câmara, Suzy Manfre, vereador Robinho, secretária municipal da Assistência Social, Antônia Lacerda da Silva, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Barbosa, secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Fernando Araújo e o chefe de gabinete, Eduardo Pereira, participaram do evento, que contou, também, com a presença de algumas pessoas da comunidade. Ao final da ação, as equipes da Semas e do Creas, soltaram balões, como forma de homenagem às vítimas deste tipo de violência. O prefeito Eraldo destacou a importância da discussão sobre o tema e pediu união de esforços para evitar que novos casos aconteçam. “Acho que as autoridades, todos os níveis, têm que dar uma demonstração de austeridade, dar um basta, isso não pode mais acontecer. Temos que estar unidos, autoridades, a comunidade, enfim todos, para coibir atos de abuso e violência contra crianças e adolescentes”, declarou o chefe do executivo. De acordo com a secretária da Semas, Antônia Lacerda da Silva, o objetivo de ações como a de hoje é sensibilizar a população sobre o problema e incentivá-la a ajudar na prevenção. “ A proteção da criança é um papel de todos. É dever nosso garantir que essas crianças e adolescentes tenham um crescimento livre de qualquer tipo de abuso ou violência”, disse. Além da carreta, equipes da Semas e do Creas fizeram adesivagem de veículos em frente à Prefeitura e também na entrada da cidade, na segunda-feira (17). A população ainda teve corte de cabelo gratuito e distribuição de balas e algodão doce na Praça Central. Durante o mês de maio, todo destinado ao enfrentamento e discussão sobre o tema, denominado de Maio Laranja, a secretaria ainda divulgou vídeos educativos e distribuiu panfletos para auxiliar na conscientização e enfrentamento do problema. Segundo Antônia, as ações também servem para informar a população sobre os projetos e atendimentos realizados no município. “Todo tipo de violação de direitos é trabalhado na Assistência através do Creas. É feito acompanhamento com psicóloga, assistente social, pedagoga. Por isso a mobilização, para que saibam aonde ir, aonde ligar e para evitar que isso aconteça. Existe equipe, existe essa proteção para que a criança não fique a mercê. E tem o sigilo, que é absoluto”, garantiu a secretária. Denúncias ou pedido de ajuda podem ser feitos pelo 3465-1152, diretamente no Creas, Conselho Tutelar ou pelo Disque 100..