Prefeitura entrega registros de imóveis a 10 famílias jateienses

21/05/2021, 09:20:00 - Prefeitura

- Bianca Martins

A Prefeitura de Jateí, em parceria com a Agência de Habitação Popular (AGEAB), realizou a entrega oficial dos registros de imóveis a 10 famílias jateienses, na manhã desta quinta-feira (20), no gabinete do prefeito, Eraldo Jorge Leite. O processo de regularização urbana iniciou em 2017 e até o final do ano, mais famílias receberão a posse legal de suas residências e lotes. O prefeito destacou a importância do momento e se dirigiu aos representantes das famílias que estavam presentes. “Hoje, como prefeito, estou realizando um dos meus maiores sonhos, que é ver vocês com a posse legal de seus lares. Agora sim, vão poder fazer investimentos na casa de vocês, buscar um financiamento junto aos bancos com toda a segurança de ter um imóvel próprio. Chegou o momento de realizar esse meu sonho e o de vocês”, disse ao chamar a primeira proprietária para receber a documentação, dona Efigênia Pereira Dias. “Era um sonho e agora realizou. Foi muito difícil, eu pensei que não tinha condições. Entrava um (prefeito), saía outro e nada acontecia. Tudo o que recebia, punha na minha casa. Não tem como não se emocionar. Eu pensei que ia morrer e não ia conseguir. Mas, consegui, graças a Deus e ao prefeito, que fez de tudo para este momento acontecer”, declarou, emocionada. Outro morador, Valmir de Matos, comemorou a posse de seu imóvel. “É uma felicidade grande, não só para mim, mas para todos que conseguiram esse documento, que é uma luta, como o próprio prefeito falou. Há muitos anos a gente mora nessas casas e você não poderia investir. Hoje é uma alegria imensa saber que pode investir, que tem sua própria casa, saber que tem um lar”, ressaltou. Valceci Ferreira Vaz também foi um dos moradores contemplados. “Para mim é muito importante, porque essa casa fui eu que construí, num terreno doado pela prefeitura. Então tem 20 anos que venho tentando regularizar e não consigo. E agora com essa regularização, na verdade é um sonho. Ter um documento de um bem em suas mãos é um sonho realizado. Agradeço muito a esta administração atual por esse feito e que outros sejam beneficiados também”, enfatizou. Reurb- A lei federal n° 13.465, de 11 de julho de 2017, que regulamenta os processos de regularização fundiária urbana na modalidade REURB, foi o que possibilitou todo o processo de legitimação de posse destes imóveis. Para aderir a REURB, a prefeitura criou uma comissão para fazer o levantamento e análise de todos os casos, logo após a edição da lei, em 2017. Além dos 10 imóveis contemplados hoje, outros já estão em processo de regularização, que deve ser finalizada até o final do ano. Casas populares- O município, também, recebeu a autorização da Agehab para construção de 50 bases para casas populares na última quarta-feira (19), através do projeto Lote Urbanizado, que visa atender famílias com renda familiar de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiadas em nenhum Programa Habitacional Federal, Estadual e Municipal. . As bases possuirão área unitária de 42,56 m² e serão integradas ao Loteamento Jardim Alvorada II..