Jateí destinou 20,72% do orçamento para a Saúde em 2020, equivalente a R$ 7,8 milhões de recursos próprios

02/06/2021, 13:30:00 - Saúde

- Assessoria de comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a primeira audiência pública do ano na terça-feira (03) e demonstrou que foram investidos R$ 9.375.518,84 milhões em 2020, 5,72% a mais que os 15% exigidos por lei, ou seja 20,72% do orçamento do município, equivalente a mais de R$ 7,8 milhões, com recursos do próprios do executivo. De acordo com o prefeito, Eraldo Jorge Leite, a saúde sempre foi uma prioridade em suas gestões. “Os recursos públicos devem ser usados da forma mais eficiente possível. E isso vem acontecendo desde a nossa primeira gestão e por isso Jateí já é conhecido no Estado como um dos municípios que mais investem em saúde e tem excelência no atendimento. Aqui ninguém fica sem médico, consulta, remédio, exame. Estamos sempre atuando de forma preventiva para que os jateienses sintam segurança com a saúde pública municipal. Isso pode ser comprovado pelos baixos números de internações e óbitos pelo COVID-19. Desde o início adotamos uma postura de enfrentamento à pandemia, com nossas unidades abastecidas por medicamentos, profissionais habilitados e todos os recurso necessários para que o paciente tivesse o tratamento mais eficaz e um atendimento humanizado, o que no final, faz toda a diferença. É uma grande honra poder dar esse retorno positivo à nossa comunidade”, destacou. Os números relativos aos serviços prestados pela SMS no último quadrimestre de 2020 e os primeiros quatro meses de 2021 também foram apresentados. Em relação aos atendimentos/consultas das especialidades ofertadas pelo sistema municipal (ortopedia, cardiologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e pediatria) a SMS contabilizou mais de 2,3 mil somando os dois períodos. As consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (Jateí, Gleba e Nova Esperança) chegam a 1702 se somados os quatro últimos meses de 2020 e os quatro primeiros de 2021. A UBS Gleba foi a que mais teve procura, com 1055 consultas realizadas, em seguida UBS Jateí, com 425 e UBS Nova Esperança, com 326. O serviço de Saúde da Família fez 756 atendimentos nos últimos quatro meses de 2020 e 783 no primeiro quadrimestre de 2021.A clínica de Fisioterapia realizou mais de 1.438 procedimentos no período de 2020 e 171 atendimentos à domicílio. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram feitos mais 2016 procedimentos e 233 atendimentos em casa. O laboratório municipal realizou 4.379 exames nos últimos quatro meses de 2020 e 3.214 exames de janeiro a abril deste ano. As três unidades de Farmácias Municipais (Jateí, Gleba e Nova Esperança), juntas, dispensaram 8.478 medicamentos. Nos últimos meses foram detectados apenas 05 casos de dengue no município. Os números do COVID-19 são atualizados diariamente, mas até o momento foram confirmados 436 casos, 407 recuperados e cinco óbitos.