Jateí inicia projeto de segurança pública considerado modelo para o Estado

20/08/2021, 18:14:00 - Prefeitura

- Roberti Dias

A Prefeitura fez a entrega oficial da central de monitoramento do projeto Minha Cidade Segura na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Polícia Militar de Jateí, em solenidade com a presença de autoridades, lideranças locais e pessoas da comunidade. Executado pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério Público, o projeto, considerado “modelo” pelo Estado, será coordenado pela Polícia Militar e tem como objetivo monitorar todas as entradas e saídas do município, alguns pontos estratégicos e prédios públicos, para garantir melhores condições de atuação das forças de segurança.

Com câmeras de alta tecnologia, do modelo Speed Dome 360°, que oferecem maior resolução e alcance de imagem, cerca de 600 metros, qualquer movimentação poderá ser acompanhada em tempo real.  “É um reforço muito grande para o nosso trabalho. Hoje, Jateí é a cidade que tem o maior número de câmeras de vigilância do Estado. Apesar de ser pacata, muita coisa mudou. Estamos recebendo uma nova agencia bancária aqui, há situações de crimes que antes não ocorriam e essa tecnologia vem para ajudar, ser mais uma ferramenta de apoio às forças de segurança pública”, enfatizou o Comandante da Polícia Militar de Jateí, 1º Tenente Néviton Lunardo da Silva.

Durante a inauguração, o prefeito Eraldo Jorge Leite apresentou a sala de monitoramento às autoridades presentes no evento e destacou a necessidade do poder público municipal investir em ferramentas que auxiliem o trabalho dos órgãos competentes de segurança pública diante do avanço significativo que o município vem desempenhando no agronegócio. “É um projeto que nos realiza, porque Jateí vem se destacando cada vez mais no cenário estadual. O agronegócio é o nosso norte, sem sombra de dúvidas isso aumenta os investimentos, mas também desperta a curiosidade de malfeitores. Queremos que as pessoas se sintam seguras aqui e que a polícia possa coibir possíveis delitos e atuar prontamente em qualquer ocorrência. Garantir que Jateí vai continuar segura, com qualidade de vida, mesmo com o município em uma onda crescente de desenvolvimento, é um desafio e por isso entregamos essa central no dia de hoje. Pensando no futuro, agimos agora. Somos exemplo para a Sejusp, que já estuda implantar o mesmo modelo em outras cidades”, afirmou o prefeito.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, veio especialmente para o evento e ressaltou a importância do projeto. “Jateí é um município que está às margens de uma rodovia importante. É uma região produtora de grãos, suínos, aves, leite, temos usinas, então isso atrai muita gente de fora. Então, o monitoramento é muito importante para que os policiais possam de fato exercer a sua função. Queremos fomentar esse modelo de parceria com outros municípios do Estado”, adiantou.

Quem também teceu elogios à iniciativa foi prefeito de Deodápolis, Luiz Valdir Sartor, que veio especialmente para o evento. “Eu acho tão importante e parabenizo o prefeito Eraldo de colocar mais essa ferramenta tão útil para a sociedade, para os nossos órgãos de segurança, para que possam exercer o seu trabalho. Nosso projeto em Deodápolis já está em andamento e em breve vamos inaugurar. Parabenizo mais uma vez o prefeito Eraldo, um grande líder da nossa região, muito experiente, um excelente gestor”, enalteceu.

O projeto e a excelência na administração pública desta gestão também foi destacada pelo presidente da Câmara Municipal, Edson Paz. “O Eraldo tem uma visão muito grande de gestão e isso vai só melhorar nossos serviços de segurança e melhorar a qualidade de vida para os nossos cidadãos”, disse.

Após a solenidade oficial de apresentação do projeto os presentes puderam conhecer as instalações da central de monitoramento. O prefeito também fez uma visita ao Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, acompanhado do secretário Videira e demais autoridades.