Jovem Protetor da Natureza

30/09/2021, 12:15:00 - Prefeitura

- Assessoria de comunicação

A Prefeitura de Jateí, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, realizou no dia 15 de setembro de 2021 a entrega de prêmios aos jovens participantes do concurso de vídeos sobre nidificação de pássaros urbanos sob o título “Prêmio Jovem Super Protetor da Natureza”, relacionado ao projeto de educação ambiental “Jovem Protetor da Natureza” desenvolvido pela administração municipal, com jovens residentes no município de Jateí.

O concurso foi lançado em novembro de 2020 e teve como objetivo estimular a prática da observação de pássaros entre os jovens participantes do projeto, bem como sensibilizá-los em relação à importância ecológica e econômica desses animais. O concurso também tem como objetivo estimular os jovens em buscar a sua participação ativa na sociedade, a sua formação cidadã, e até mesmo direcionar a sua profissionalização.

Os jovens inscritos tiveram a missão de instalar ninhos em suas residências (cabacinhas) e acompanhar a ocupação destes ninhos por pássaros, através de fotos e pequenos vídeos, para que no final pudessem elaborar um vídeo maior, narrando tudo o que aconteceu e assim entregar à coordenação do concurso, considerando o prazo estabelecido no regulamento. Todos os inscritos foram instruídos de que não poderiam mexer nos ninhos, apenas instalar e monitorar tomando todo o cuidado para não afastar os pais, pois é crime ambiental mexer no ninho.

Um resultado bastante comemorado pela coordenação do projeto foi o envolvimento da família, despertando o interesse e favorecendo novas descobertas. Relatos espontâneos de pais que informaram que descobriram nomes e espécies de aves que até então eram desconhecidos, tudo compartilhado com seus filhos.

Dos quase 40 jovens participantes do projeto, apenas 11 se inscreveram e 05 vídeos foram entregues. A avaliação dos vídeos foi feita no dia 12 de julho, através de reunião online, para garantir que as famílias dos jovens pudessem assistir ao evento de forma segura. E a avaliação dos vídeos foi feita por quatro pessoas durante a reunião, de modo que os vídeos receberam notas, a partir da média das 4 avaliações considerando critérios estabelecidos no regulamento do concurso.

O vídeo vencedor do prêmio principal (01 tablet) foi elaborado pela jovem Edilaine Rodrigues Rocha, de 16 anos, contou ter sido uma experiência difícil, mas gratificante. “Fez com que, não só eu como os outros participantes também, aprender mais sobre as aves e seu modo de viver e se reproduzir. Sem contar a experiência de acompanhar toda a reprodução eles de perto, entender o processo e associar com as informações pesquisadas na hora de complementar o vídeo. Foi uma experiência muito boa tendo em vista o momento que estamos vivendo, uma forma divertida de nos manter ativos com o projeto”, expressou Edilaine.

Os demais jovens também receberam brindes pelos vídeos apresentados.