07/12/2021, 07:43:00 - Prefeitura

- Assessoria de comunicação

No último dia 26 de novembro de 2021 foi realizado o encerramento da primeira etapa de ações continuas de capacitação para os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social, na qual são denominados pela Política de Assistência Social como TRABALHADORES DO SUAS. Na ocasião, o Prefeito Eraldo Jorge Leite, a Primeira dama Maria Aparecida Neres Leite, a Vice-prefeita Cileide Cabral, fizeram a entrega dos certificados juntamente com a secretária de Assistência Social do Município, Antônia Marcília Lacerda da Silva Santos. Que ressaltou com afinco a importância de tal ação. “Empoderar os trabalhadores do SUAS frente as demandas existentes, proporciona a todos os envolvidos a qualificação necessária para proporcionar ao cidadão atendido um atendimento de qualidade”.

A Dona Neres em uso da palavra parabenizou a equipe pelo engajamento dos Trabalhadores do SUAS, enfatizou o crescimento dos mesmos através de uma breve retrospectiva da Política no decorrer dos anos e finalizou com encorajamento a cada vez mais progressiva qualificação de cada Funcionário.

Os cursos, palestras e capacitações são parte integral da execução do Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS/JATEI/MS ou PMEP/JATEI/MS, este atrelado a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS – PNEP/SUAS. Constitui os princípios e diretrizes para a implementação de uma metodologia, político-pedagógica embasada na educação permanente na Assistência Social. Através da Resolução nº 04, de 13 de março de 2013 e aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, a Política Pública de Assistência Social é produto das conferências nacionais. A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, a Política Nacional da Assistência Social – PNAS/2004, a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS/2006 e a Norma Operacional Básica do SUAS – NOB/SUAS/2012, e integrado a Politica Municipal de Assistência Social aprovada em junho de 2021. Reafirma e fortalece a Politica Publica da Assistência Social, principalmente no que concerne a desprecarização do trabalho e os níveis profissionais da Assistência Social em Jateí.

O caminho democrático e metodológico de elaboração do Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS/JATEI/MS intensificou-se no fortalecimento de um vínculo social em torno dos trabalhadores e profissionais envolvidos. Formalizando a implantação do Núcleo de Educação Permanente, coordenado pela Sra. Sandra Melissa Guimarães Araújo Fernandes. Tendo como necessário a construção de parâmetros, objetivos e procedimentos adequados, no desenvolvimento deste plano considerando as especificidades de cada função e as atribuições inerentes em cada forma de procedimento.

No ano de 2021 foram oferecidos capacitações e palestras voltados para o cotidiano atual da pandemia de covid-19

Foram oferecidas as seguintes atividades

• Palestra Protocolo COVID
  • Capacitação em atendimento ao cidadão em época de pandemia
  • Relações interpessoais na pandemia
  • Saúde Mental dos Trabalhadores do SUAS frente as consequências do COVID.

Para finalizar a noite foi acompanhado de um jantar em grata comemoração ao ano que se finda com todas as vitórias possíveis. Entre elas a presença de cada Trabalhador do SUAS vencendo uma terrível pandemia, mas que não esmoreceu diante das dificuldades.