Programa Saúde na Escola

14/03/2022, 18:06:00 - Prefeitura

- Assessoria de Comunicação

Associação recreativa dos bombeiros militares de Fátima do Sul em parceria com o 10° sgbm/ind, e prefeitura municipal de Jateí realizaram atividades com as crianças da Escola Estadual Prof.ª Bernadete Santos Leite, em conjunto com o programa saúde na escola.

Para comemorar o início das atividades escolares da escola Estadual Prof.ª Bernadete Santos Leite, a Associação dos Bombeiros Militares de Fátima do Sul-MS, promoveu na última sexta-feira (04), um dia festivo na escola atuando em conjunto com o programa que já é desenvolvida pela escola: o Programa Saúde na Escola.

Foi um dia muito esperado, tanto pelos alunos, quanto para os professores, coordenadores e também pela direção da escola, as crianças atendidas foram do ensino fundamental e ensino médio dos turnos matutino e vespertino, os Militares empenhados nesta ação são do 10º SGBM/IND. Dentre as atividades do dia, os alunos tiveram instruções de salvamento em altura e de como agir em situações de resgate, incêndio, primeiros socorros, dentre outras atividades que estão inseridas no conteúdo prático visto pelos alunos.

Os alunos puderam realizar uma descida no cabo inclinado, conhecido também como tirolesa, momento em que muitas crianças puderam experimentar a superação do medo de altura e também de aproveitar esse momento único em suas vidas, muitos gostaram tanto que passaram por mais de uma vez pela tirolesa, tudo feito com muita segurança que a atividade exige. Eles puderam conhecer as viaturas operacionais de resgate e de combate a incêndio como também os seus equipamentos e funcionalidades, assistiram como funciona na pratica um combate a incêndio com água lançada através das mangueiras e esguichos, puderam entrar na viatura e ouvir as sirenes tocando.

Foi servido aos alunos lanche por parte da escola. Este projeto foi realizado com o objetivo de estimular e fortalecer os vínculos entre escola e alunos, promover a inclusão social além de valorizar o aprendizado com a saúde e bem-estar social, através de oficinas socioeducativas com um diferencial de articulação integrada desenvolvida pelos Bombeiros, proporcionando assim um dia recreativo, com a participação de crianças da escola pública.

Aproximadamente 300 crianças participaram de diversas atividades, tais como: Oficinas de combate a incêndio; Oficinas de salvamento aquático; Oficina de primeiros socorros; oficina de Exposição de materiais e Tirolesa.