Programa MS Alfabetiza “Todos pela Alfabetização da criança".

11/04/2022, 10:46:00 - Prefeitura

- Assessoria de Comunicação

O Prefeito Municipal Eraldo Jorge Leite, prestigio o lançamento oficial do Programa MS Alfabetiza “Todos pela Alfabetização da criança”. O evento idealizado pelo Governo do Estado aconteceu na última terça feira (6) na Coordenadoria Regional de Educação de Dourados – CRE 05.

O Programa MS Alfabetiza tem por finalidade o fortalecimento da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes matriculados nas redes públicas de ensino, por meio da aquisição do domínio das competências de leitura e escrita adequados a sua idade e ao seu nível de escolarização, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

O Programa contemplará os estudantes e os profissionais da Educação Básica da Educação Infantil - Pré II e os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino.

Os eixos contemplados são: Formação continuada dos professores e gestores escolares; avaliação externa e acompanhamento dos indicadores de aprendizagem; fortalecimento da gestão escolar; cooperação e incentivos entre estado e municípios; oferta de material didático complementar.

Em suma, o programa objetiva implementar uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na Alfabetização afim de fortalecer o Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios, no processo educacional.

O prefeito destacou a importância do desenvolvimento do Programa MS Alfabetiza, como fortalecimento da educação principalmente neste período pós-pandemia, visando a melhoria da qualidade do ensino em todos os âmbitos.

O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Educação Eleni Teixeira e a Gerente de Políticas Educacionais Hellen Souza Silva.