Reeducandas recebem ações voltadas à saúde da mulher no trabalho.

07/03/2023, 16:08:00 - Prefeitura

Reeducandas recebem ações voltadas à saúde da mulher no trabalho. - Assessoria de Comunicação

Foi desenvolvida ação com objetivo de identificar e minimizar queixas musculoesqueléticas relatadas por detentas que estão inseridas em programa de trabalho de costura de bolas.

Em uma primeira visita, a fisioterapeuta da Clínica de Atendimento Municipal Multiprofissional (CAMM) avaliou como realizavam este trabalho e em uma entrevista individual identificou suas principais queixas musculoesqueléticas. Foi possível identificar que das 19 avaliadas os desconfortos predominavam em região de coluna e membro superiores.

Na segunda visita realizou-se uma intervenção educativa, sendo que mais 5 novas detentas foram admitidas ao grupo, em uma roda de conversa. Nela discutiu-se a origem destes desconfortos e sua relação com o trabalho que estão desempenhando. Bem como, a fisioterapeuta esclareceu dúvidas e orientou quanto a formas de evitar sobrecargas articulares e musculares (posturas adequadas e mudanças de postura ao longo da jornada, gestos durante a execução, pausas, horário de trabalho e outros).

E para o alívio dos desconfortos encontrados foi sugerido incorporação a rotina da unidade realização diária de: exercícios de uma lista, que foi treinada e entregue um exemplar para cada participante – contendo exercícios para cervical, lombar e membros superiores; aplicação de massagem ao final do dia – autoaplicada ou como grupo – com uso de hidratante e bolinhas cravo (receberam exemplares); e a realização diária, no início da noite, de compressa com bolsa de termogel, que também foi disponibilizado um exemplar para cada detenta. Os recursos foram doados pela Prefeitura Municipal de Jateí, através da Secretaria de Saúde.