Notícias

Informativos Municipais

Feira de ciências é realizada em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente em Jateí

07/06/2023, 14:25:00 - Prefeitura

Feira de ciências é realizada em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente em Jateí - Assessoria de Comunicação

O Dia Mundial de Meio Ambiente é comemorado, todos os anos, desde 1972 no dia 05 de junho com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a importância da conservação e proteção dos recursos naturais.

Este ano, para a comemoração desta data, a Prefeitura Municipal de Jateí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a segunda edição da Feira de Ciências que reuniu exposições de diferentes entidades com o propósito de informar, sensibilizar e conscientizar a população local sobre o tema.

A Feira de Ciências foi realizada na praça central da cidade nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2023 e recebeu mais de 500 visitantes. Foram feitas exposições de maquetes, coleções biológicas, atividades de observação em microscópio, experiências científicas, apresentações de teatro, exposição de ninhos de abelhas nativas, distribuição de mudas e, exposição de animais vivos que encantaram o público.

Para a realização da Feira de Ciências, a Prefeitura de Jateí contou com a colaboração das universidades da região (UFGD, UEMS de Dourados e UEMS de Ivinhema), Projeto Papagaio-verdadeiro, Polícia Militar Ambiental de Dourados, Meliponário Fátima do Sul Sustentável, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Escola Estadual Bernadete Santos Leite e Centro Municipal de Educação Infantil Recanto do Saber, e da Prefeitura de Dourados que forneceu parte das mudas de árvores frutíferas.

Apresentações dos colaboradores

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), representada pela professora Doutora Zefa Valdivina Pereira, juntamente com alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Ciências Biológicas, os quais apresentaram diferentes assuntos relacionados à área de biologia, oferecendo ao público, atividades de observação em microscópio e apresentações sobre o corpo humano, por meio de um modelo anatômico em 4D, alguns modelos de DNA, além das coleções de espécimes de animais em frascos e taxidermizados.

Professores e alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Dourados e de Ivinhema também realizaram apresentações. O stand da UEMS de Ivinhema, representada pela professora Doutora Glaucia Almeida de Moraes e alunos do Programa de Educação Tutorial (PET Verde Legal), falaram sobre a história e tipos de plástico, os danos ao meio ambiente e à saúde humana e alternativas para sua substituição e reaproveitamento, tema que será abordado pela ONU este ano, com a #combataapoluiçãoplástica.  A UEMS de Dourados, representada pelo professor doutor Etenaldo Felipe Santiago e alguns alunos do seu grupo de pesquisa abordou a reprodução das plantas, células vegetais e ofereceu oficinas para extração de pigmentos vegetais e observação dos pigmentos em câmara de luz negra (luz ultravioleta).

Alunos da Escola Estadual Bernadete Santos Leite de Jateí abrilhantaram a feira com suas experiências de química e física, como o fluído não newtoniano, o circuito elétrico, a representação da produção “de lava” de um vulcão, a demonstração da condutividade elétrica em soluções diferentes e a experiência do “fogo que não queima” realizada por alunos do projeto Cientista Júnior – Unidade Curricular. Foram expostas também, maquetes de células eucarióticas e procarióricas, de modelos atômicos e do sistema solar, além de maquetes sobre cadeias alimentares.

Foram feitas exposições do Projeto Papagaio-verdadeiro, com a entrega de panfletos e apresentação do teatro de fantoches que chama atenção para o tráfico de aves dessa espécie, e exposição de caixas de abelhas nativas (mandaçaia e jataí) do meliponário Fátima do Sul Sustentável. Tanto a abelha jataí quanto o papagaio-verdadeiro são símbolos do município de Jateí e ações de divulgação como a realizada na feira de ciências são necessárias e urgentes, pois visam conscientizar a sociedade sobre os riscos de desaparecimento dessas duas espécies. O papagaio-verdadeiro, o famoso louro, é espécie alvo do tráfico de animais silvestres, e Jateí é um dos principais municípios da rota do tráfico. Muitas apreensões de filhotes já foram feitas pela polícia na região o que mostra a necessidade de educação ambiental para evitar a extinção da espécie. Por outro lado, com avanço da agricultura e do uso de inseticidas, populações de abelhas nativas vem sofrendo com a falta de árvores grossas para abrigar seus ninhos, diminuição da vegetação nativa para forrageamento e intoxicação por moléculas de amplo espectro. Se o setor agrícola não considerar a proteção dessas espécies de abelhas, futuramente haverá prejuízos na produção agrícola, já que as abelhas são responsáveis pela polinização e consequente produção de frutos e sementes.

Foram expostos animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental de Dourados, que representam a diversidade da fauna local e animais vivos da coleção do biólogo Bruno Moura, do Projeto de Educação Ambiental “Desvendando os mistérios da natureza”, que fez a exposição de uma jibóia, de um lagarto dragão barbudo, de um hamster e de um casco de tartaruga. A exposição desses animais trouxe grande emoção principalmente para o público jovem, que tiveram a oportunidade de tocar nos animais.

O Centro Municipal de Educação Infantil Recanto do Saber também participou da Feira com a exposição de fotos e materiais preparados pelos aluninhos com elementos naturais, demonstrando a inclusão da educação ambiental na rotina escolar.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também realizou a exposição de coleções utilizadas nas atividades de educação ambiental do sítio ecológico Gerson Pereira Dias, através de integrantes do projeto Jovem Protetor da Natureza, que apresentaram sementes, caules e insetos, plantas aquáticas, hidroponia e uma maquete do sistema solar, além das experiências com a lâmpada de lava e a representação do derramamento de lava de um vulcão.

.






Fonte: