Dia 03 de outubro, Dia Nacional das Abelhas

03/10/2023, 13:00:00 - Prefeitura

Dia 03 de outubro, Dia Nacional das Abelhas - Assessoria de Comunicação

Dia 03 de outubro, Dia Nacional das Abelhas, a secretaria de meio ambiente iniciou o Projeto “Amiga Abelha” com o objetivo de promover a proteção de ninhos de abelhas nativas localizados em prédios e áreas públicas e conscientizar a população de Jateí sobre a importância da conservação das abelhas nativas no equilíbrio ecológico e na produção agrícola.
Para iniciar o projeto, a secretaria de meio ambiente fixou uma placa educativa nas dependências do posto de saúde de Jateí onde há um ninho de abelha jataí de aproximadamente seis anos de idade. O ninho está dentro de uma das paredes do prédio e gera muita curiosidade, já que o pito (caminho de entrada do ninho) é bem visível e às vezes fica bem extenso.
Como o ninho não pode ser removido, e já foram feitas iscas para remoção das abelhas do lugar, a ideia de instalar a placa surgiu da necessidade de proteger o ninho com informações que vão contribuir para a sensibilização de todos os que frequentam o lugar e incentivar a adoção dessa prática contribuindo dessa maneira, para a protecao das abelhas nativas.

As abelhas nativas ou meliponíneos (termo técnico) tem ferrão atrofiado e por isso são inofensivas. Elas ocorrem no Brasil de forma natural e são os principais polinizadores de culturas agrícolas. Entretanto, com o desmatamento e o uso de inseticidas, as populações dessas abelhas estão desaparecendo silenciosamente gerando preocupações sobre o futuro da produção agrícola global.