10/11/2023, 00:56:00 - Prefeitura

A Delegacia de Polícia Civil de Jateí tem, a partir deste dia 8 de novembro, a “Sala Lilás”, espaço físico destinado a acolher, proteger e defender as mulheres vítimas de violência. - Assessoria de Comunicação

A Delegacia de Polícia Civil de Jateí tem, a partir deste dia 8 de novembro, a “Sala Lilás”, espaço físico destinado a acolher, proteger e defender as mulheres vítimas de violência. A implantação do projeto é uma parceria da Prefeitura com o governo estadual, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Entrega do espaço faz parte da programação oficial de comemorações dos 60 anos de Jateí, celebrado em 11 de novembro.

A inauguração da “Sala Lilás” se deu na manhã desta quarta-feira e contou com a participação de representantes do governo estadual e da Prefeitura de Jateí. O prefeito Eraldo Jorge Leite saudou a presença das autoridades presentes, destacando que a gestão municipal tem é parceira da polícia para ajudar garantir a segurança pública.

Eraldo também aproveitou para saudar o apoio e trabalho da Câmara de Vereadores, que estava representada pelo presidente Francisco Tiquinho e, vereadora Suzi Manfré e vereadores Robinho e Edison. O prefeito também fez uma saudação especial à todas as mulheres nas pessoas de sua esposa Maria Aparecida Neres Leite e da vice-prefeita Cileide Cabral de Brito.

O coronel PM Wagner Ferreira da Silva representou o governador Eduardo Riedel na solenidade de inauguração, ressaltou o esforço do Estado em promover a segurança pública e o desafio de ampliar as salas de atendimento à mulher em todo o MS. Ele também elogiou a administração de Jateí e seu empenho na prestação dos serviços públicos. “Uma cidade bem cuidada, como Jateí, impacta positivamente no trabalho policial”, disse o coronel.

Ao se referir à “Sala Lilás”, o representante do governador afirmou que ela muda a forma de atender as mulheres vitimadas por crimes. “Ela muda o conceito de se trabalhar e de ver o problema, pois a delegacia vai primeiro acolher a vítima traumatizada para depois efetivar outras ações de combate ao crime contra ela”, pontuou.

O Delegado Geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, esteve presente no ato inaugural representando o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. Ele falou da alegria de estar em Jateí e informou que esta é a Sala Lilás número 37 em todo o Estado, sendo a sétima entregue este ano. Mais dez espaços estão em fase de implantação.

O delegado Bruno Carlos dos Santos recepcionou as demais autoridades e convidados e convidadas presentes à inauguração, citando a importância do espaço para a defesa e proteção das mulheres, crianças e adolescentes. “Este espaço é, mais um instrumento de combate ao crime e uma nova forma de encarar suas vítimas”, declarou.

Após as falas das autoridades, foi celebrado a assinatura de convênio de cooperação entre a Prefeitura e o Governo do Estado para funcionamento da “Sala Lilás”, seguido do descerramento da placa e laço do novo espaço de colhimento em Jateí.

A sala em Jateí é equipada para permitir também o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de crimes, que serão atendidos por agentes do Estado capacitados para este trabalho. Esta forma de acolhimento evita que mulheres, crianças e adolescentes sejam “revitimizados”, relatando o sofrimento várias vezes em diferentes setores.