Saúde de Jateí inicia trabalho contra a dengue

15/01/2018, 14:22:00 - Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Jateí dando inicio aos trabalhos deste ano de 2018 na luta contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito da dengue, também transmissor da chikungunya e zika vírus vem se mobilizando para manter o índice zero no município.

Desde a semana passada quando reiniciaram os trabalhos da prefeitura de Jateí, a equipe de endemias e vetores na coordenação do gerente Clodoaldo Teixeira Ramos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo esteve realizando diversas atividades visando a não proliferação do mosquito transmissor da dengue, principalmente neste período de chuva. Houve os trabalhos de gradagem nos terrenos baldios e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) que consiste em saber qual o índice de infestação do Aedes na cidade.

Como explica Clodoaldo, esta programada para este semana um grande mutirão que consistirá em eliminar os depósitos propícios para a proliferação do Aedes aegypti. “Atuamos na luta constante contra o mosquito, mas é de suma importância a participação ativa da população para que não deixem água parada nem locais propícios para acúmulo” diz o coordenador.

No município com frequência as equipes responsáveis estão realizando visitas domiciliares, com informativos de conscientização e prevenção que alertam a população. O secretário de saúde Eduardo Diniz Callegari explica que em Jateí não há notificações de casos de dengue, mas o município como sempre esta no alerta, para manter este índice zero. “Os trabalhos não param, em breve estaremos com a ação de limpeza mobilizando diversos profissionais” diz Callegari.

A prefeita em exercício Cileide Cabral explica que todas as ações são de extrema relevante, mantendo a intenção de propagar saúde contando com a atuação principal da população mantendo os quintais sempre limpos.

Eliminação de criadouros do mosquito da dengue em Jateí

Foto divulgação