Gleba Nova Esperança de Jateí recebe Ação Saúde do Homem e da Mulher Rural

28/08/2018, 10:03:00 - Saúde

O assentamento Gleba Nova Esperança do município de Jateí, recebeu no último sábado (25) uma Ação Saúde preventiva do Homem e da Mulher Rural. Uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) contando com o apoio da Famasul- Federação da Agricultura e pecuária de MS e de toda equipe da Prefeitura Municipal além da parceria com o Sindicato Rural.

Durante a ação gratuitamente direcionada a esta população rural, com objetivo de cuidar e prevenir a saúde do homem e da mulher que vivem no meio Rural, houve diversos tipos de atendimentos, como aferição de pressão arterial, coletas de sangue para os exames e PSA, consultas médicos com urologista, ginecologista, dermatologista, testes rápidos, coleta de preventivo e vacinas todos realizados na Unidade da Estratégia Saúde da Família. Como também orientações odontológicas, vigilância sanitária, espaço da beleza, banners informativos, atendimentos em relação do Cadastro Único, Programa Família Acolhedora, doação de mudas, brincadeiras e muito mais.

Este é um Programa Especial da Saúde do Homem e da Mulher Rural que objetivou gerar oportunidade e educação para promoção da saúde e prevenção de doenças no meio rural. Como explica o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvão, que no ato representou também a Famasul este é um programa que já esta em sua 24ª edição atendendo milhares de pessoas, assim dando oportunidade para aqueles que atuam no campo e muitas vezes não tem tempo para cuidar da saúde.

Para o secretário de saúde de Jateí Eduardo Diniz Callegari como também o prefeito Eraldo Jorge Leite, este é uma ação preventiva de suma importância que veio fortalecer e promover saúde, levando qualidade de vida para as pessoas do campo. Contando em especial com parceiros e secretarias envolvidas, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Assistência Social, além da SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia.

Contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-prefeita Cileide Cabral da Silva Brito, presidente do sindicato rural de Jateí José Pereira, vereadores, secretários municipais, presidente do sindicato rural de Ivinhema Edy Elaine Biondo Tarrafel e demais lideranças.

Foto Lucas Moura/ divulgação