Meio Ambiente de Jateí realiza diversas ações sobre Água e Florestas com alunos

28/03/2017, 13:29:00 - Meio Ambiente

Em Jateí alusivo ao Dia Internacional das Florestas (21) e Dia Mundial da Água (22) a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo comemorou durante toda a semana realizando diversas ações educativas com os alunos das escolas do município, contando com total respaldo prefeito Eraldo Jorge Leite (PSB).

A ação que objetivou mostrar a importância das florestas na conservação da água, tanto na qualidade como disponibilidade, focando na relação entre estes dois elementos que é vital e inseparável. A comemoração iniciou no Centro de Educação Infantil Recanto do Saber, onde a bióloga Marichel Canazza de Macedo e a coordenadora da Sala Verde Eliane Pereira dos Santos realizaram diversas atividades pedagógicas, de maneira divertida e de fácil entendimento. Na Gleba Nova Esperança na Escola Municipal Rural Jovelino Celestino dos Santos foi ministrado uma palestra sobre conservação, assim como na Escola Estadual Joaquim Alfredo Soares Vianna no distrito, com diversas orientações técnicas. E em breve também estarão realizando ação na Escola Estadual Bernadete Santos Leite na cidade.

A bióloga explica que nas três unidades de ensino juntamente com os alunos foram realizados plantios de diversas espécies, como Ipê Rosa, Amendoim Bravo, Angico, Sombra de Vaca, Jenipapo, Ipê Amarelo, Pata de Vaca, tudo respeitando a especificação da arborização urbana e rural. Na Gleba em específico plantaram em frente ao posto de saúde e serviço de convivência do Idoso, se estendendo ao sítio Sucupira. “Foi uma atividade superprazerosa, pois além de estarmos falando da importância das florestas na conservação da água, percebemos que os alunos tem muito interesse pelo tema, na qual tiveram a participação ativa durante toda a ação, principalmente na hora do plantio” ressalta Marichel.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo José Carlos Gomes parabenizou toda a equipe pelo bom desenvolvimento do trabalho, destacando os Gerentes Cezar Rocha e Alex Barbosa, e a parceria com a Educação, na qual teve parcela fundamental através dos alunos, coordenadores e diretores das escolas. O mesmo fez questão de frisar que todas as mudas utilizadas durante a ação foram produzidas no Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias, uma referência de ensino ambiental, que em breve estará aberto para visitações. Para maiores informações no telefone (67) 3465 - 1452
 ou através do e-mail semma@jatei.ms.gov.br .

Participantes da ação alusiva à água e florestas em Jateí

Foto Divulgação