Instalação de sistema agroflorestal no sítio ecológico

26/04/2023, 17:29:00 - Prefeitura

Instalação de sistema agroflorestal no sítio ecológico - Assessoria de Comunicação

No dia 20 de abril foi feita a instalação de um sistema agroflorestal (SAF) nas dependências do Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias. O SAF instalado foi proposto pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como experimento a ser estudado pela equipe de pesquisadores chefiada pelo Professor Doutor Etenaldo Felipe Santiago. O SAF pode ser definido como cultivo consorciado de árvores e culturas convencionais como soja, milho e / ou pastagem. Esse sistema pode ser composto por várias espécies vegetais e surge como alternativa sustentável para a construção de novos cenários na produção agrícola, em que há a valorização da diversidade biológica, formando agroecossistemas complexos e dinâmicos, que favorecem as interações ecológicas e a geração de alimentos, renda e benefícios sociais. A instalação do saf no sítio ecológico vai servir como mais um modelo de sistema florestal que pode ser utilizado nas práticas de educação ambiental com as escolas e também com produtores rurais do município que tenham interesse no assunto. A instalação foi feita juntamente com equipe de funcionários da SEMMA e contou com a participação animada de jovens protetores da natureza.