13/03/2024, 07:49:00 - Prefeitura

Jovem Protetor da Natureza, realizaram um passeio memorável no pantanal de nosso estado. - Assessoria de Comunicação

Visita ao pantanal de Mato Grosso do Sul

No dia 09 de março de 2024, crianças e adolescentes do projeto de educação ambiental Jovem Protetor da Natureza, realizaram um passeio memorável no pantanal de nosso estado. Elas visitaram a fazenda San Francisco localizada no município de Miranda, onde realizaram várias atividades que permitiram conhecer um pouco do bioma que ficou tão famoso recentemente durante a transmissão de uma telenovela.

De fato, o bioma pantanal é bem conhecido pela sua diversidade biológica, atraindo turistas do mundo inteiro, que buscam ter contato com sua imensidão de paisagens majestosas e ter a oportunidade de avistar animais em seu habitat natural.

Foi com esse objetivo que o passeio foi planejado e os jovens tiveram a oportunidade de ver de perto várias espécies de aves, como arara-azuis, araras-canindés, papagaios-verdadeiros, emas, gaviões carcarás e uma espécie endêmica de periquito (ou seja, espécie que só ocorre no pantanal), o periquito-negro, além do famoso tuiuiú, ave símbolo do MS e outras espécies.

Mas o que deixou a gurizada animada mesmo foram os jacarés que chegaram bem pertinho da chalana durante o passeio no corixo São Francisco, os cervos-do-pantanal que fizeram pose para fotos e o tão sonhado encontro com a onça-pintada, que de longe assustada, fugiu na vegetação rapidamente.
Agradecemos a administração municipal de Jateí por possibilitar a realização das atividades do projeto e oferecer aos nossos jovens momentos especiais como este que com certeza serão muito importantes para sua formação cidadã.