JATEÍ FAZ SUA PARTE PARA QUE O MUNDO TENHA MAIS VERDE EM SEU AMBIENTE

23/12/2020, 10:37:00 - Meio Ambiente

Produção de Mudas - Fotos: Arquivo/Divulgação

Plantar árvore para semear mais vida na terra. É com esse pensamento que o município de Jateí encara a questão do ambiente em que vivemos, tendo na determinação e vontade política do prefeito Eraldo Leite, o principal  fator indutor de programas e ações de sustentabilidade humana na terra.

Focada na vida, A Prefeitura de Jateí, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, realizou durante o ano de 2020, a doação de aproximadamente 11 mil mudas de árvores nativas para produtores rurais do município. Conforme o secretário Alex Barbosa, Essas doações representam um passo rumo ao desenvolvimento sustentável do município, pois o plantio dessas árvores com o objetivo de recompor áreas degradadas e áreas de preservação permanente (as famosas APPs) que margeiam nascentes e cursos d’água e contribuem para o restabelecimento das funções ecológicas desses ecossistemas, garantindo a manutenção da estrutura dos solos, a proteção dos recursos hídricos, além de trazer muitos outros benefícios ambientais.

A ação da Prefeitura é importante aliada dos produtores rurais, já que a legislação ambiental estabelece que todas as propriedades  que apresentem alguma forma de degradação ambiental (passivo), devem ser submetidas à adequação através de medidas como por exemplo, o plantio de árvores para fins de restauração ou reflorestamento. A administração municipal de Jateí, com o intuito de incentivar e apoiar o produtor rural na adequação ambiental de sua propriedade, mantém um viveiro de produção de mudas de árvores, tendo como foco a produção de espécies nativas e que serão destinadas à recuperação de áreas degradadas. O viveiro está localizado no Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias, propriedade rural localizado a cerca de 5km da sede do município.

As mudas produzidas são de espécies nativas, sendo suas sementes adquiridas pela Prefeitura ou coletadas por funcionários da própria Secretaria de Meio Ambiente. Conforme a doutora em Biologia, Marishel Canazza de Macedo, o uso de espécies nativas em projetos de recuperação ambiental, além de ser obrigatório, garante a restauração dos processos ecológicos, já que as mudas são adaptadas às condições climáticas de região e garantem também a chegada de animais silvestres, os quais fazem uso dos recursos oferecidos pelas plantas, sejam eles animais de grande porte como mamíferos ou minúsculos, como muitas espécies de abelhas nativas.

Para a região de Jateí, embora grande parte da vegetação atual seja composta por lavouras ou pastagens, a vegetação original se caracteriza como sendo Floresta Estacional Semidecidual (um tipo de floresta de mata atlântica). Além de oferecer incentivos através das doações de mudas, a Semmat também oferece orientações técnicas aos produtores rurais quanto ao plantio no campo.

Assessoria de Comunicação/Elias Ferreira