44ª Festa da Fogueira terá edição simbólica com live e formato drive in

25/06/2021, 11:21:00 - Prefeitura

- Assessoria de comunicação

A 44ª Festa da Fogueira de Jateí, o maior evento festivo da região e considerado um dos maiores do Estado, será comemorada de forma simbólica, devido a pandemia da Covid-19. A tradicional queima da fogueira em homenagem a São Pedro, santo padroeiro do município, será feita em um novo formato. Tudo está sendo preparado pela Prefeitura, no Parque Municipal Eloi Quelé Ramos, mais conhecido como Parque da Fogueira, e vai acontecer na terça-feira (29), às 20h, dentro do parque, no formato drive in, para que não haja aglomeração no local e com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura, no facebook (@prefeituraJatei). Os espectadores poderão assistir à queima de dentro dos veículos, sob orientação de uma equipe que vai seguir todos os protocolos de segurança, ou acompanhar tudo pela internet.

Mas, antes da principal atração da noite, está programada uma missa, às 17h, dentro do parque, em homenagem a São Pedro, e em seguida uma carreata com a bênção dos carros. Dentro da programação ainda está prevista uma live com artistas locais, no dia 3 de julho.

O prefeito Eraldo Jorge Leite exalta a importância da festa para o município. “Jateí é nacionalmente conhecida como a festa da maior fogueira do Brasil. Não tem como deixarmos passar essa data tão importante, que também é alusiva ao nosso padroeiro, São Pedro. Pelo segundo ano consecutivo não conseguiremos realizar o evento da forma como gostaríamos, mas a população vai poder acompanhar a queima, de forma simbólica, ainda que sem a festa e os shows nacionais. Nossa tradição será honrada. São 44 anos ininterruptos de festa e que serão mantidos para que a nossa cultura jamais se perca. Se Deus quiser, ano que vem, teremos uma festa grandiosa para compensar o hiato destes dois últimos anos”, salientou.

História da Festa

A primeira edição da Festa da Fogueira foi realizada em 1977, no entanto tudo começou, um pouco antes, com o hábito da população de fazer fogueiras em frente à Igreja Matriz, em homenagem ao santo padroeiro do município, São Pedro. Em 29 de junho de 1972, aconteceu a 1ª festa do padroeiro do município, a Festa de São Pedro, com realização de bingos, quadrilhas, quermesse, bailes e comidas típicas, e claro, com a tradicional fogueira, cada vez mais em evidência.

A fogueira crescia a cada ano e a festa foi se popularizando. Então em 29 de junho 1977 a prefeitura realizou a primeira Festa da Fogueira, com a fogueira em homenagem a São Pedro, como o maior atração do evento. Ao longo de sua história outros atrativos foram sendo incluídos. O formato mais recente possui uma programação variada com shows de artistas famosos, rodeios, praça de alimentação, parque de diversão, cavalgada e a tradicional queima da fogueira com um dos mais belos shows pirotécnicos do Brasil.