Idosos de Jateí passeiam no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

31/08/2017, 15:49:00 - Assist. Social

Os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Jateí, durante os dias 28 e 29 de agosto participaram de um passeio no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, assim conhecendo as belezas da região.

Envolvendo aproximadamente 90 participantes da sede, distrito e gleba Nova Esperança, dividido em duas etapas, o passeio foi um complemento ao projeto de Plantas Medicinais que é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo, sendo uma proposta da bióloga Marichel Canazza, que juntamente com o Gerente de Meio Ambiente Alex Barbosa e  equipe da Assistência Social esteve acompanhando todo o trajeto do passeio, como também equipe especifica da saúde.

A criação deste parque objetivou a preservação da diversidade biológica, proteção do patrimônio natural e cultural da região, com sua flora, fauna, paisagens e demais recursos bióticos e abióticos associados, com a finalidade de utilização para fins de pesquisa científica, recreação ecológica e educação ambiental em contato com a natureza. É de grande importância a conservação dessa área da microbacia do rio Ivinhema, visto que esta região representa um dos últimos trechos da bacia do rio Paraná que não teve represamento, uma local maravilhada que fez a alegria dos idosos de Jateí, em apreciar as belezas naturais.

Incluído na programação os idosos puderam realizar um passeio panorâmico de apreciação no rio Ivinhema, um percurso de aproximadamente 7 km com lanchas conduzidas pela Polícia Militar Ambiental, até onde acontece o encontro das águas do Rio Ivinhema com o rio Paraná, um encontro de dois exuberantes rios de muita importância para estado.

A secretária de Assistência Social Antonia Marcilia e Gerente de Ação Comunitária Júlia Amorim da Silva que estiveram acompanhando o passeio, explica que os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho realizado essa semana por acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá onde foram apresentados vários estudos de pesquisas sobre a vida marinha que compõe os peixes que estão relacionados à região local e também bactérias que vivem nas águas dos rios e que compõe todo um ecossistema.

Estes dois dias em meio à exuberância da natureza no serrado sul mato-grossense contou com total respaldo do prefeito Eraldo Jorge que tem dado autonomia para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Passeio este que ocorreu envolvendo parcerias das Secretarias de Assistência Social, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo, Saúde e Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Foto Marcos Paulo

Participantes do passeio no parque do Rio Ivinhema