Notícias

Informativos Municipais

Secretaria de Assistência Social de Jateí realiza capacitação com funcionários

30/08/2018, 09:43:00 - Assist. Social

-

A Secretaria de Assistência Social do município de Jateí recentemente realizou uma capacitação direcionada a toda sua equipe do órgão gestor. Ministrada pelo Assistente Social Cristiano Amaral a capacitação teve como interesse maior, atualizações sobre o contexto de trabalho com as famílias no CRAS, abordando as questões de atendimento, acompanhamento, ações particularizadas e coletivas, ações comunitárias, campanhas entre outros fatores referentes à dimensão dos trabalhos dentro da proteção social básica.

 

Como explica a Secretária de Assistência Social Antônia Marcília, que desta forma o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) é pedra fundamental, e se caracteriza como eixo basilar para a “nova” política de assistência social que vem sendo construída no Brasil desde a publicação da PNAS (Política Nacional da Assistência Social) em 2004, ou seja, como política pública, dever do Estado e direito de cidadania. Política que se propõe a superar a tradição histórica assistencialista, clientelista, segmentada, de modo a ultrapassar a lógica dos “favores” para alcançar o entendimento da prestação de serviços públicos no campo dos direitos socioassistenciais. Ao contrário, garante direitos aos cidadãos. Política que além de enfrentar riscos sociais, propõe-se a prevenir as situações de vulnerabilidade social.

 

Foram abordadas ainda questões voltadas para novos arranjos familiares, que devido as condições sociais, políticas, científicas e tecnológicas sofrem mudanças a assumem perfil diferenciados diante da realidade vivenciada, tendo os profissionais que realizam intervenções dentro da ética, respeito e compreensão das especificidades familiares conforme sua dimensão cultural e valores  morais e éticos. Nesse sentido o objetivo da capacitação foi também contribuir para a aquisição de conhecimentos para um bom desenvolvimento profissional e pessoal da equipe em adquirir novas habilidades, se sentindo valorizados e incentivados a dar o melhor de si em sua atividade cotidianas e melhorar cada dia mais seu desempenho em suas funções. Contou com incentivo do prefeito Eraldo Jorge Leite, e presença da vice Cileide e primeira-dama Neres Leite.

 

Assessoria de Comunicação/ Valéria Batista

Foto divulgação

 

.






Fonte: