Jateí faz lançamento de Projeto para Jovens e Adolescentes

27/10/2023, 08:55:00 - Prefeitura

Jateí faz lançamento de Projeto para Jovens e Adolescentes - Assessoria de Comunicação

Jateí faz lançamento de Projeto para Jovens e Adolescentes

O Projeto Despertar é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Jateí elaborado e executado através da Secretaria Municipal de Assistência Social e conta com a parceria da rede de atendimento intersetorial das demais políticas públicas do nosso município, como, saúde, educação, administração, planejamento, meio ambiente, esporte, cultura, segurança pública (delegacia civil polícia militar). O principal o objetivo é viabilizar aos jovens cidadãos a partir dos 14 anos a oportunidade de adquirir conhecimento capacitando-os para a vida laboral e produtiva nas diversas áreas do mercado de trabalho (liberal, privado, comercial, empresarial e público), além de conscientizar sobre seus direitos e deveres éticos com a comunidade na qual está inserido. Jovens protagonistas despertados em seu potencial humano. Capacitá-los para o futuro profissional é permitir que já entrem no mercado de trabalho mais maduros. É fazer entender que as opções de trabalho podem e devem ser estimuladas no sentido de criar espaços empresariais e corporativos. Será oferecido assim palestras, oficinas, cursos, capacitações, orientações, acompanhamento psicossocial, acesso aos direitos, entre outros.

O projeto Despertar tem como objetivos específicos:
•    Fortalecer a intersetorialidade no intuito de facilitar o conhecimento dos jovens  nas diversas áreas das políticas públicas;
•    Promover o atendimento multidisciplinar;
•    Contribuir para capacitação técnica;
•    Oportunizar acesso ao conhecimento de direitos;
•    Identificar potencialidades laborais no mercado de trabalho local;
•    Fomentar lideranças e senso de coletivo de trabalho;
•    Despertar para a criação de espaços de trabalho independente;
•    Contribuir para uma economia mais diversificada na comunidade local;
•    Desenvolvem inteligência emocional e racional;
•    Fomentar capacidades profissionais;
•    Formar cidadãos com compromisso ético.

Nessa primeira etapa os participantes terão uma capacitação sobre o “ Jovem no mercado de trabalho”, nesses três dias será explorado a importância da profissionalização, como meio de aproveitar oportunidades, que incluem talentos, habilidades, educação formal, orientação vocacional, oratória, vocabulário, comportamento, vestimentas, as novas tendências e desafios no mercado de trabalho, quais são os desafios, impactos e transtornos no mundo virtual da internet, entre outros.