Alunos voltam às aulas presenciais a partir desta segunda-feira (02)

30/07/2021, 17:38:00 - Educação

Escolas se preparam para o retorno dos alunos -

Após mais de um ano de trabalho remoto e com aulas on-line, devido à pandemia do Coronavírus, as escolas municipais de Jateí voltarão a receber alunos a partir desta segunda-feira (02). As atividades retornarão, de forma parcial, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Recanto do Saber e da Escola Municipal Rural Professor Jovelino Celestino dos Santos. Em um primeiro momento, somente estudantes com quatro anos ou mais farão o retorno imediato. Maternal e berçário farão a retomada, de forma gradativa, no mês de setembro. Nesta primeira fase, a volta será no sistema híbrido, escalonado por revezamento diário, para não atrapalhar a adaptação das crianças. Conforme explica a diretora do Cmei Recanto do Saber, Maria Raimunda Bezerra, o aluno que vier na segunda-feira, dará o intervalo na terça-feira e voltaá para a escola na quarta-feira, e assim sucessivamente.

A diretora também contou que algumas atividades tiveram de ser adaptadas devido aos protocolos de segurança. Como é o caso da hora da alimentação, por exemplo, que antes era feita em refeitório próprio e agora será dentro da sala de aula, cada aluno com seu lanche, sem a possibilidade de troca entre eles. Acesso a brinquedos também será somente sob orientação do professor ou monitor.  “Para iniciar o ano letivo presencial já nos preparamos com a escola toda organizada, com todos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), com os protocolos de segurança. Fizemos reunião com toda a equipe e depois chamamos os pais para passar tudo certinho para eles. Tivemos que organizar uma nova rotina para a segurança dos nossos alunos. Tivemos uma boa aceitação por parte dos pais e estamos confiantes que será um sucesso”, avaliou.

Os horários de chegada e saída também foram divididos em dois momentos, tudo para evitar aglomeração. Aferição de temperatura, higienização constante e salas preparadas com distância mínima de 1,5 metro por estudante estão entre as medidas que reforçam a segurança dentro do ambiente escolar.

A diretora adiantou que essas primeiras semanas serão cruciais para a definição das próximas ações. “Com os alunos novamente na escola poderemos fazer um diagnóstico da situação e desta forma, poderemos tomar as melhores decisões para que não haja prejuízos para as crianças e nem para os pais, que confiam no nosso trabalho”, disse.

A decisão do prefeito Eraldo Jorge Leite e da secretária da pasta, Eleni Teixeira, segue as orientações da Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Resolução nº 3885 de 09 de julho de 2021, que respeita a classificação das bandeiras do programa PROSSEGUIR.