Vigilância Sanitária realiza palestra de higiene e manipulação de alimentos em Jateí

29/11/2017, 13:10:00 - Saúde

Na tarde desta terça-feira (28) no município de Jateí a Secretaria de Saúde na através da Vigilância Sanitária realizou uma relevante palestra sobre Higiene e manipulação de alimentos, com diversas orientações sobre o setor. Direcionada ao comércio e órgãos públicos, em especifico para as pessoas que atuam com manuseio de alimentos, a palestra foi realizada no auditório do Centro Social João Quelé Ramos, proferida pela nutricionista Carla Cristina Tomaz e os Fiscais de Vigilância Sanitária de Fátima do Sul, Otacília de Souza Martins e Josimar Figueiredo.

De acordo com o responsável pela Vigilância Sanitária de Jateí Altair Souza a intenção da ação foi orientar a população, principalmente para os que atuam diretamente com o manuseio ou confecção de alimentos, assim promovendo saúde. A nutricionista falou sobre as boas práticas na hora do preparo, perigo da contaminação, descarte correto do lixo, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, saúde do manipulador, limpeza e armazenamento de alimentos e muito mais informações fundamentais para garantir alimentos mais seguros e com proteção aos consumidores. “O importante é ter o maior cuidado possível, as regras devem ser seguidas dentro dos padrões de qualidade, pois um alimento contaminado pode levar até a morte” garante Carla Tomaz.

Já a equipe da Vigilância Sanitária de Fátima do Sul enfatizou sobre como é desenvolvido os trabalhos, na qual as ações devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos. Com base nas leis intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, tanto na produção e circulação. Ressaltando ainda alguns tópicos, como higiene de equipamentos e utensílios, sanitização, etapas da limpeza entre outros.

A Secretária de Saúde Cileide Cabral da Silva garantiu que ações como estas são suma importância para que a população principalmente os envolvidos tenham de fato conhecimento de como funciona a Vigilância Sanitária, que não esta apenas para fiscalizar e sim preservar a saúde de todos. A ação teve total incentiva do prefeito Eraldo Jorge Leite.

Foto Lucas