Com vacinação avançada, Jateí zera casos de Covid-19

11/08/2021, 19:00:00 - Saúde

A Prefeitura de Jateí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica divulgou, nesta quarta-feira (11), que o município está com os casos de COVID-19 totalmente zerados. Recentemente houve um pequeno aumento de casos ativos, mas com as medidas de prevenção ainda em vigor e com a vacinação acontecendo com agilidade, o boletim desta quarta-feira mostra que o município zerou o número de casos ativos e o número de pessoas isoladas e monitoradas.

O prefeito Eraldo Jorge Leite comemorou o avanço e atribuiu o resultado ao esforço da população, que vem respeitando as medidas de segurança sanitária e das equipes da Saúde, que não medem esforços para atenuar os efeitos da pandemia. “É um dado muito importante este de hoje, mas que não deve ser encarado como motivo para afrouxar os cuidados. Estamos com praticamente todo o nosso público-alvo vacinado com pelo menos a primeira dose e isso está refletindo diretamente nestes números. A população está de parabéns e as nossas equipes também, porque temos que reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido. E é por isso que a nossa orientação é para que as pessoas continuem se cuidando. Enquanto não tivermos com mais de 70% da população jateíense imunizada com as duas doses, os cuidados devem continuar. Vamos seguir firmes na luta contra este vírus”, ponderou.

De acordo com dados do Portal Mais, da Secretaria de Estado de Saúde, Jateí tem meta de imunizar 3014 pessoas com idades a partir de 18 anos. Os dados desta quarta-feira (11) apontam que o município já vacinou 2801 com a D1 e 1119 com a D2 e 219 com a dose única. O secretário da SMS, Célio Balasso ressaltou que as equipes tem feito a busca ativa constantemente e que poucas pessoas ficaram de fora desta primeira fase. Nesta sexta-feira (13), das 9h às 12h, haverá uma repescagem para aqueles que perderam as primeiras etapas de D1 com a expectativa de bater a meta vacinável. “Tivemos uma adesão muito boa por parte da população. Os que não vieram se vacinar foi por conta do trabalho ou por um motivo de força maior. Com a repescagem esperamos atingir 100 % deste público e focar na aplicação da segunda dose”, disse.

O município permanece com 1978 notificações, 494 casos confirmados, 1403 descartados e seis óbitos. Atualmente está sob a classificação de bandeira amarela, mas qualquer mudança significativa no número de positivados pode resultar na volta de medidas mais restritivas para a população.